Cuidado integral: desafio na atuação do enfermeiro

Solange Meira de Sousa Elizabeth Bernardino Karla Crozeta Aida Maris Peres Maria Ribeiro Lacerda Sobre os autores

RESUMO

Objetivo:

apreender a atuação do enfermeiro no modelo de gestão colegiada de um hospital de ensino na perspectiva do cuidado integral.

Método:

estudo de caso único de múltiplas unidades de análise, com a proposição teórica "o cuidado integral resulta dos vários cuidados oferecidos ao usuário pelos vários profissionais, dentre esses o enfermeiro". Os dados foram obtidos em uma unidade funcional de um hospital de ensino por meio de entrevistas com 13 enfermeiros, observação não participante e análise de documentos.

Resultados:

a partir das categorias analíticas, emergiram subcategorias que possibilitaram apreender que o enfermeiro promove o cuidado integral por meio do gerenciamento de enfermagem, do trabalho em equipe e da integração entre os serviços.

Considerações finais:

ratificou-se a proposição teórica e constatou-se que o gerenciamento de enfermagem volta-se para o atendimento das necessidades de saúde e é uma estratégia para o cuidado integral.

Descritores:
Sistemas de Saúde; Assistência Integral à Saúde; Enfermagem; Hospitais de Ensino, Gestão Hospitalar

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br