Perspectivas da Enfermagem e a Campanha Nursing Now

Silvia Helena de Bortoli Cassiani José Claudio Garcia Lira NetoSobre os autores

A enfermagem constitui a metade da força de trabalho em saúde, e os enfermeiros têm sido apontados como os principais responsáveis pela coordenação de equipes de saúde, em diferentes níveis de Atenção à Saúde.

O relatório Triple Impact of Nursing apontou o papel crucial da enfermagem na agenda global em face às mudanças demográficas e epidemiológicas; a necessidade de diferentes formas de assistência, políticas e serviços na comunidade e domicilio, e o alinhamento da filosofia, prática e valores da enfermagem às mudanças que estão ocorrendo. O relatório recomendou que governos e agências internacionais trabalhassem para elevar o perfil da profissão, a tornassem central nas políticas de saúde e estabelecessem programas para o desenvolvimento de líderes da enfermagem(11 All-Party Parliamentary Group on Global Health. Triple Impact: how developing nursing will improve health, promote gender equality and support economic growth. Geneve: All-Party Parliamentary Group on Global Health [Internet]. 2016 [cited 2018 Jul 07]. Available from: http://www.who.int/hrh/com-heeg/digital-APPG_triple-impact.pdf?ua=1
http://www.who.int/hrh/com-heeg/digital-...
).

A Organização Mundial da Saúde, por seu lado, chama atenção dos governos para investir em políticas que valorizem o papel da enfermagem dado o déficit de nove milhões de enfermeiros, sua baixa remuneração, a desigualdade de gênero e a falta de profissionais em cargos de liderança.

A Organização Panamericana de Saúde/ Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), desde 2013, vem apontando à comunidade internacional a necessidade de ampliar o papel do enfermeiro, no primeiro nível de atenção, como profissionais de prática avançada. Tais profissionais com formação de pós-graduação se integrariam à equipe interprofissional dos serviços de Atenção Primária à Saúde, contribuindo para a gestão dos cuidados de pacientes/usuários com doenças agudas leves e transtornos crônicos diagnosticados segundo as diretrizes de protocolos ou guias clínicos(22 Pan American Health Organization. Expanding the role of nurses in Primary Health Care [Internet]. Washington, DC: PAHO. 2018 [cited 2018 Jul 07]. Available from: http://iris.paho.org/xmlui/bitstream/handle/123456789/34958/9789275120033_eng.pdf?sequence=6&isAllowed=y
http://iris.paho.org/xmlui/bitstream/han...
).

Entretanto, fatores, como a formação permanente, oportunidades adequadas de trabalho, número suficiente e bem distribuído de profissionais, valorização, incentivos financeiros, vontade política e reconhecimento da liderança, continuam sendo os grandes desafios para o avanço da profissão em todas as regiões do mundo e consequentemente, o alcance de condições e capacidades para expandir o acesso e a cobertura universal de saúde.

Para enfrentar estas dificuldades, o Conselho Internacional de Enfermeiras (CIE), a OMS e o UK All Party Parliamentary Group on Global Health do Reino Unido, lançaram a Campanha Nursing Now (Enfermagem Agora, em tradução livre), em fevereiro de 2018, tendo como patrona a Duquesa de Cambridge e com vários lideres apoiando a campanha.

A Campanha, que terminará em 2020, ano em que se celebrará o bicentenário de Florence Nightingale, conta hoje com a adesão de 30 países. Brasil, Canadá, Estados Unidos, Jamaica e México estão participando da campanha. Outros países interessados em aderir à campanha devem estabelecer seus objetivos e plano de ação, contactar a coordenação da campanha, assinar compromisso de divulgá-la em nível nacional e apoiar as ações globais.

Nursing Now tem as seguintes metas: aumentar o investimento na melhoria da educação, do desenvolvimento profissional, da regulação e das condições de trabalho para enfermeiros; aumentar a influência destes nas políticas nacionais e internacionais; aumentar o número de enfermeiros em posições de liderança com mais oportunidades para desenvolvimento em todos os níveis de liderança; aumentar as evidências que apoiem as políticas; trabalhar para que os enfermeiros atuem integralmente; e aumentar e melhorar a disseminação de práticas de enfermagem efetivas e inovadoras(33 Crisp N, Iro E. Nursing now campaign: raising the status of nurses. Lancet [Internet]. 2018 [cited 2018 Jul 07]; 391(10124):920-1. Available from: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(18)30494-X/fulltext
https://www.thelancet.com/journals/lance...
).

A Campanha promove a profissão em nível global, entretanto, no âmbito local é preciso trabalhar para fortalecer a articulação entre as instituições de ensino e os serviços de saúde, investir na força de trabalho e na valorização do profissional, melhorar a formação e, principalmente, trabalhar, em conjunto, para avançar a profissão. É o trabalho coletivo, participativo, motivador e bem difundido de pessoas dentro e entre organizações, que lutam para o avanço da enfermagem, que tornará AGORA o seu momento certo, em qualquer serviço e em qualquer local do mundo.

Referências bibliográficas

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Sep-Oct 2018
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br