RESUMO
Objetivo:
analisar artigos científicos disseminados em periódicos online no cenário internacional acerca da temática cuidados paliativos e espiritualidade.
Métodos:
revisão integrativa da literatura, com coleta de dados no mês de setembro de 2014, nas bases de dados LILACS, SCIELO, MEDLINE/PubMed, IBECS.
Resultados:
foram identificadas 39 publicações, cujas analises textuais permitiram a construção de quatro abordagens temáticas: significado da espiritualidade no contexto dos cuidados paliativos; cuidados paliativos e assistência espiritual; espiritualidade e alivio da dor e de outros sintomas que acometem pacientes sob cuidados paliativos; e instrumentos de avaliação da dimensão espiritual no âmbito dos cuidados paliativos.
Conclusão:
estudo verificou a relevância da dimensão espiritual durante a assistência de pacientes assistidos por meio de cuidados paliativos e a necessidade do desenvolvimento de novos estudos para disseminar conhecimento sobre o tema.
Descritores:
Cuidados Paliativos; Cuidados Paliativos na Terminalidade da Vida; Espiritualidade; Religião; Saúde
RESUMEN
Objetivo:
analizar artículos científi cos diseminados en revistas online en el escenario internacional, acerca de la temática ‘cuidados paliativos y espiritualidad’.
Método:
revisión integrativa de literatura, con recopilación de datos durante el mes de septiembre de 2014, con las bases de datos LILACS, SCIELO, MEDLINE/ PubMed, IBECS.
Resultados:
fueron identifi cadas 39 publicaciones, cuyos análisis textuales permitieron la construcción de cuatro enfoques temáticos: signifi cado de la espiritualidad en el contexto de los cuidados paliativos; cuidados paliativos y asistencia espiritual; espiritualidad y alivio del dolor y de otros síntomas que acometen a pacientes bajo cuidados paliativos; e instrumentos de evaluación de la dimensión espiritual en el ámbito de los cuidados paliativos.
Conclusión:
este estudio verifi có la relevancia de la dimensión espiritual durante la asistencia de pacientes asistidos por medio de cuidados paliativos y la necesidad del desarrollo de nuevos estudios para diseminar conocimiento sobre el tema.
Descriptores:
Cuidados Paliativos; Cuidados Paliativos al Final de la Vida; Espiritualidad; Religión; Salud
ABSTRACT
Objective:
to analyze scientifi c articles published in international online journals about palliative care and spirituality.
Methods:
an integrative literature review with data collected in September 2014 from the LILACS, SCIELO, MEDLINE/PubMed, and IBECS databases.
Results:
thirty-nine publications were identifi ed and their textual analysis facilitated through four thematic approaches: the meaning of spirituality in the context of palliative care; palliative care and spiritual support; spirituality and relief of pain and other symptoms in patients under palliative care; and instruments to evaluate the spiritual dimension of the scope of palliative care.
Conclusion:
this study examined the relevance of the spiritual dimension in the care of patients with palliative care and the need for developing new studies to disseminate knowledge about this topic.
Descriptors:
Palliative Care; Palliative Care at End of Live; Spirituality; Religion; Health.
Descriptors:
Palliative Care; Palliative Care at End of Live; Spirituality; Religion; Health
INTRODUÇÃO
Diante da necessidade de se considerar o indivíduo como um ser holístico, a saúde desvinculou-se do conceito que a restringia à ausência de doenças, cujo objetivo principal era a cura, e passou a contemplar a pessoa em sua totalidade. Assim, o conceito de saúde incluiu outras dimensões além da biológica, tais como a psicológica, a social e a espiritual, conforme propõem as diretrizes dos cuidados paliativos(11 World Health Organization WHO. Definition of Palliative Care [Internet]. 2014 [cited 2014 Nov 07]. Available from: http://www.who.int/cancer/palliative/definition/en/.
http://www.who.int/cancer/palliative/def...
).
Cuidados paliativos são definidos como cuidados ativos e totais voltados para pacientes cujas doenças não respondem mais a tratamentos curativos e têm o objetivo de proporcionar a melhoria da qualidade de vida destes indivíduos, bem como de seus familiares, por meio do alívio da dor e de problemas biopsicossociais e espirituais(11 World Health Organization WHO. Definition of Palliative Care [Internet]. 2014 [cited 2014 Nov 07]. Available from: http://www.who.int/cancer/palliative/definition/en/.
http://www.who.int/cancer/palliative/def...
). Constituem-se como uma abordagem especializada que auxilia os indivíduos na vivência e no enfrentamento da morte da melhor forma possível(22 Almeida CSL, Sales CA, Marcon SS. The existence of nursing in caring for terminally ills'life: a phenomenological study. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2014 [cited 2015 May 16];48(1):34-40. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v48n1/0080-6234-reeusp-48-01-34.pdf
http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v48n1/00...
).
Durante a assistência paliativa, são diversas as necessidades a serem atendidas, porém a espiritualidade é considerada a mais urgente para pacientes com doenças potencialmente fatais, devido à fragilidade que apresentam diante da proximidade da morte e do medo do desconhecido(33 Higuera JCB, González BL, Durbán MV, Vela MG. Atención espiritual en cuidados paliativos. Valoración y vivencia de los usuários. Med Paliat [Internet]. 2013 [cited 2015 May 16];20(3):93-102. Available from: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1134248X12000559
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).
Neste contexto, faz-se necessária uma distinção entre a espiritualidade e a religiosidade, visto que são termos utilizados no cotidiano como sinônimos e, portanto, podem ser confundidos, tanto por quem vive o processo de adoecimento quanto por familiares e profissionais. A espiritualidade refere-se à busca pessoal para compreensão das questões finais sobre a vida e sua relação com o sagrado e o transcendente, que pode ou não levar ao desenvolvimento de práticas religiosas. Já a religião corresponde a um sistema organizado de crenças, práticas, rituais e símbolos destinados a facilitar a proximidade do indivíduo com o sagrado ou o transcendente. Por sua vez, a religiosidade é o nível mais básico da religião e diz respeito ao quanto o indivíduo acredita, segue e pratica determinada religião(44 Koenig HG, Mccullouch ME, Larson DB. Handbook of religion and health. New York: Oxford University Press; 2001.).
O paciente pode buscar a espiritualidade como forma de enfrentamento de doenças, com a finalidade de minimizar o sofrimento decorrente das dificuldades encontradas ou para obter maior esperança de cura com o tratamento(55 Guerrero GP, Zago MMF, Sawada NO, Pinto MH. Relação entre espiritualidade e câncer: perspectiva do paciente. Rev Bras Enferm [Internet]. 2011 [cited 2015 Sep 19];64(1):53-9. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ reben/v64n1/v64n1a08.pdf
http://www.scielo.br/pdf/ reben/v64n1/v6...
). Vários estudos(33 Higuera JCB, González BL, Durbán MV, Vela MG. Atención espiritual en cuidados paliativos. Valoración y vivencia de los usuários. Med Paliat [Internet]. 2013 [cited 2015 May 16];20(3):93-102. Available from: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1134248X12000559
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,66 Bertachine L, Pessini L. [The importance of the spiritual dimension in the practice of palliative care]. Rev Bioethicos[Internet]. 2010[cited 2014 Dec 13];4(3):315-23. Available from: http://www.saocamilo-sp.br/pdf/bioethikos/78/Art08.pdf Portuguese.
http://www.saocamilo-sp.br/pdf/bioethiko...
-77 Vallurupalli M, Lauderdale K, Balboni MJ, Phelps AC, Block SD, Ng AK et al. The Role of Spirituality and Religious Coping in the Quality of Life of Patients With Advanced Cancer Receiving Palliative Radiation Therapy. J Support Oncol [Internet]. 2012[cited 2015 May 20]; 10(2):81-7. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22088828
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22088...
) destacam a importância da espiritualidade no enfrentamento de doenças em estágio avançado e na melhoria do bem-estar de pacientes com doença grave ou terminal. Pesquisa realizada com indivíduos internados em uma unidade de cuidados paliativos mostrou que a adequada atenção espiritual influencia positivamente o paciente e os familiares na vivência do processo terminal da vida e os auxilia a enfrentar o processo de finitude(33 Higuera JCB, González BL, Durbán MV, Vela MG. Atención espiritual en cuidados paliativos. Valoración y vivencia de los usuários. Med Paliat [Internet]. 2013 [cited 2015 May 16];20(3):93-102. Available from: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1134248X12000559
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). Estudos como esses contribuem para alertar os profissionais da área de saúde de que devem estar preparados para atender às necessidades do paciente que se encontra em cuidados paliativos de forma integral e humanizada, por meio de ações que garantam uma morte digna e o controle adequado dos sintomas físicos, psicológicos sociais e espirituais(88 Cardoso DH, Muniz RM, Schwartz E, Arrieira ICO. Hospice care in a hospital setting: the experience of a multidisciplinary team. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2013[cited 2015 May 20]; 22(4):1134-41. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v22n4/en_32.pdf
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).
A importância do reconhecimento da espiritualidade como estratégia de enfrentamento e a identificação das necessidades do paciente favorecem que os profissionais de saúde, em especial os de enfermagem, possam planejar uma assistência de qualidade e atender o paciente de forma integral(55 Guerrero GP, Zago MMF, Sawada NO, Pinto MH. Relação entre espiritualidade e câncer: perspectiva do paciente. Rev Bras Enferm [Internet]. 2011 [cited 2015 Sep 19];64(1):53-9. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ reben/v64n1/v64n1a08.pdf
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).
Ressalte-se, no entanto, que embora o atendimento espiritual seja um recurso terapêutico de grande relevância na assistência a esses pacientes, sua realização permanece relegada pelos profissionais de saúde(99 Balboni T, Balboni M, Paulk Me, Phelps A, Wright A, Peteet J, et al. Support of cancer patients' spiritual needs and associations with medical care costs at the end of life. Cancer [Internet]. 2011[cited 2015 May 20];117(23):5383-91. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21563177
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), devido à falta de preparo e à dificuldade de atender às necessidades espirituais do paciente, o que expressa a carência de conhecimento e informações a respeito do tema1010 Tomasso CS, Beltrame IL, Lucchetti G. Knowledge and attitudes of nursing professors and students concerning the interface between spirituality, religiosity and health. Revista Latino-Am Enfermagem [Internet]. 2011[cited 2015 May 16];19(5):1205-13. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v19n5/19.pdf
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). Isso significa que novas investigações a respeito da temática devem ser feitas, no sentido de contribuir para a construção de conhecimentos sobre os cuidados paliativos e a espiritualidade de modo a gerar subsídios para que os profissionais de saúde possam se sentir mais seguros para atender o paciente terminal.
Diante do exposto, o objetivo desta pesquisa foi analisar artigos científicos disseminados em periódicos on-line no cenário internacional acerca da temática cuidados paliativos e espiritualidade
Desse modo, entendemos ser o estudo desta temática de grande relevância para o campo da Saúde, porquanto poderá estimular os profissionais a refletir sobre a necessidade de atender à dimensão espiritual do paciente que se encontra sem alternativas de tratamento que possibilitem a recuperação de sua saúde, mas requer assistência que propicie alívio para o seu sofrimento espiritual. Também poderá subsidiar novas investigações acerca da temática, visto que esta dimensão necessita ser mais explorada no âmbito acadêmico.
MÉTODO
Estudo de revisão integrativa é um método de pesquisa apontado como ferramenta de grande relevância no campo da saúde, por proporcionar a busca, a avaliação crítica e a síntese de evidências sobre um tema investigado. Esses aspectos facilitam a identificação dos resultados relevantes, de lacunas que direcionam para o desenvolvimento de futuras pesquisas, e auxiliam o profissional a escolher condutas e a tomar decisões, proporcionando um saber crítico(1111 Mendes KDL, Silveira RCCP, Galvão CM. [Integrative literature review: a research method to incorporate evidence in health care and nursing]. Texto Contexto Enferm [Internet] . 2008[cited 2014 Dec 13];17(4):758-64. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v17n4/18.pdf Portuguese.
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).
Para elaborar esta revisão, foi trilhado o percurso metodológico subdividido em seis fases: elaboração da questão norteadora; estabelecimento dos critérios de inclusão e exclusão e da busca na literatura; definição das informações a serem extraídas dos estudos selecionados; avaliação dos estudos incluídos; interpretação dos resultados e apresentação da revisão(1111 Mendes KDL, Silveira RCCP, Galvão CM. [Integrative literature review: a research method to incorporate evidence in health care and nursing]. Texto Contexto Enferm [Internet] . 2008[cited 2014 Dec 13];17(4):758-64. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v17n4/18.pdf Portuguese.
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). Para guiar o estudo, definiu-se a seguinte questão norteadora: Qual a produção científica existente no cenário internacional acerca da temática cuidados paliativos e espiritualidade?
Realizou-se o levantamento bibliográfico por meio de busca eletrônica nas seguintes bases de dados disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), USA National Library of Medicine (MEDLINE/PubMed) e Indice Bibliográfico Español de Ciencias de la Salud (IBECS) e na biblioteca eletrônica Scientific Eletronic Library Online (SciELO).
Quanto aos critérios de inclusão, foram incluídos artigos completos disponíveis eletronicamente, nos idiomas português, inglês e espanhol, no período de janeiro de 2005 a julho de 2014, e que apresentassem a temática proposta no título, no resumo ou nos descritores. Constituíram critérios de exclusão: cartas ao editor, relatos de casos, editoriais, artigos em duplicidade, publicados em outros idiomas, com exceção do português, do inglês e do espanhol, que antecedessem o ano de 2005 e aqueles que não abordavam diretamente a temática proposta.
O levantamento dos artigos foi realizado no mês de setembro de 2014; como estratégias de investigação, foram utilizados os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): palliative care AND spirituality OR cuidados paliativos AND espiritualidade OR cuidados paliativos AND espiritualidad.
Após a seleção dos artigos, foram definidas as informações que seriam extraídas dos estudos. Para viabilizar a apreensão das informações, utilizou-se banco de dados elaborado no software Microsoft Office Excel 2010, composto das seguintes variáveis: título do artigo, ano de publicação, país, base de dados, título do periódico, delineamento do estudo, resumo, intervenção, desfecho e conclusão. Os dados obtidos foram agrupados em quadros e em abordagens temáticas e interpretados com base na literatura.
RESULTADOS
O universo do estudo foi constituído por 540 publicações pertinentes à temática investigada, das quais 39 compuseram a amostra por atenderem aos critérios de inclusão. A maioria das publicações (28,21%) data do ano de 2011. Os países que mais produziram artigos sobre essa temática foram os Estados Unidos (23,08%) e o Brasil (17,95%). A maior parte dos estudos era de revisão (35,90%), e concentrou-se na base de dados MEDLINE/PubMed (74,36%).
O Journal of Palliative Medicine apresentou o percentual mais expressivo de produções acerca do tema abordado (12,82%). Esse periódico trata de questões relacionadas aos cuidados de fim de vida, fator que explica o quantitativo de publicações encontradas no referido periódico. A distribuição completa dos artigos selecionados para a presente revisão está apresentada no Quadro 1.
Distribuição dos estudos incluídos na revisão integrativa de acordo com título, ano, país, delineamento, intervenção e desfecho
DISCUSSÃO
Após leituras sucessivas dos estudos selecionados para a presente revisão e o agrupamento de informações, foi possível construir quatro abordagens temáticas: Abordagem temática I - O significado da espiritualidade no campo dos cuidados paliativos; Abordagem temática II - Cuidados paliativos e assistência espiritual; Abordagem temática III - A espiritualidade e o alívio da dor e de outros sintomas que acometem os pacientes sob cuidados paliativos e Abordagem temática IV - Instrumentos de avaliação da dimensão espiritual no campo dos cuidados paliativos.
Abordagem temática I - O significado da espiritualidade no campo dos cuidados paliativos
A espiritualidade é um conceito multidimensional que compreende a busca de significados para a vida e a trans-cendência(1212 Sinclair S, Pereira J, Raffin S. A thematic review of the spirituality literature within palliative care. J Palliat Med [Internet]. 2006[cited 2014 Dec 05];9(2):464-79. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16629575
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13 Seccareccia D, Brown JB. Impact of spirituality on palliative care physicians: personally and professionally. J Palliat Med [Internet] . 2009[cited 2014 Dec 05];12(9):805-9. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19624268
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19624...
-1414 Asgeirsdottir GH, Sigurbjörnsson E, Traustadottir R, Sigurdardottir V, Gunnarsdottir S, Kelly E. "To Cherish Each Day as it Comes": a qualitative study of spirituality among persons receiving palliative care. Support CareCancer [Internet] . 2013[cited 2014 Dec 05];21(1):1-7. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23288396
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). Pode estar relacionada com a fé em Deus ou em uma força superior(1313 Seccareccia D, Brown JB. Impact of spirituality on palliative care physicians: personally and professionally. J Palliat Med [Internet] . 2009[cited 2014 Dec 05];12(9):805-9. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19624268
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,1515 Arrieira ICO. Espiritualidade na equipe interdisciplinar que atua em cuidados paliativos às pessoas com câncer. Ciênc Cuid Saúde [Internet]. 2011[cited 2014 Dec 05];10(2):314-21. Available from: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/15689
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). É uma característica inata do ser humano e refere-se à busca por um sentido transcendente de vida, que pode acontecer pela religião, arte, música, natureza e solidariedade. Trata-se de um componente que auxilia os indivíduos a descobrir seu verdadeiro potencial, a ter mais confiança em si mesmos e coragem para amar e perdoar, e permite que transcendam o sofrimento1616 Sánchez CT. Abordaje aconfesional de la espiritualidad en cuidados paliativos. FMC. [Internet]. 2012[cited 2015 Sep 19];19(6):331-8. Available from: http://www.fmc.es/es/abordaje-aconfesional-espiritualidad-cuidados-paliativos/articulo/90142224/.
http://www.fmc.es/es/abordaje-aconfesion...
).
A espiritualidade refere-se a uma força dinâmica que se move no interior dos indivíduos e que auxilia a dar significado à vida pessoal, história e realidade e pode estar relacionada a uma força transcendental, a uma realidade e a Deus. Trata-se de um recurso para compreender a si mesmo como ser humano ou para lidar com o próprio sofrimento. Além disso, pode representar uma forma de se transmitir a quem sofre a esperança de continuar a viver e de lidar com a consciência da finitude(1717 Gomes R. Espiritualidade e cuidados paliativos: alguns pontos para reflexão. Espaços; 18(2):187-96.).
Sob esse prisma, a espiritualidade é um recurso de enfrentamento importante, diante de situações consideradas difíceis. No caso de pacientes sob cuidados paliativos, ela se configura como um caminho para que possam lidar com a terminalidade, sem angústia, por reduzir o sofrimento e a dor provocados pelas doenças incuráveis. Nesse sentido, pode funcionar como um manto, um palium, para que os pacientes com doenças terminais possam se sentir mais amados, cobertos pelo manto da acolhida, e buscar na fé ou em algo transcendental a melhoria de sua qualidade de sua vida(1717 Gomes R. Espiritualidade e cuidados paliativos: alguns pontos para reflexão. Espaços; 18(2):187-96.).
Estudo de revisão objetivou conhecer o significado e as práticas da espiritualidade no contexto dos cuidados paliativos sob o ponto de vista de enfermeiros, pacientes e familiares. Com base nos resultados, foi possível observar diferenciadas percepções acerca do termo "espiritualidade", com destaque para a fonte de conforto entre enfermeiros e pacientes e a fonte de cura e manutenção da saúde para familiares(1818 Silva DIS. Significados e práticas da espiritualidade no contexto dos cuidados paliativos em pacientes oncológicos adultos. Rev HCPA [Internet]. 2011[cited 2014 Dec 05];31(3):353-8. Available from: http://seer.ufrgs.br/hcpa/article/view/17550
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).
Duas pesquisas realizadas no Canadá investigaram a compreensão de médicos sobre a espiritualidade(1313 Seccareccia D, Brown JB. Impact of spirituality on palliative care physicians: personally and professionally. J Palliat Med [Internet] . 2009[cited 2014 Dec 05];12(9):805-9. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19624268
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19624...
,1919 Penderell A, Brazil K, The spirit of palliative practice: A qualitative inquiry into the spiritual journey of palliative care physicians. Palliat and Support Care [Internet]. 2010[cited 2015 May 05];8:415-420. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20875204
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20875...
). De acordo com o resultado do estudo(1313 Seccareccia D, Brown JB. Impact of spirituality on palliative care physicians: personally and professionally. J Palliat Med [Internet] . 2009[cited 2014 Dec 05];12(9):805-9. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19624268
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), o termo relacionou-se ao significado para a vida, à crença em um ser superior, ao senso de conexão e à universalidade. Em outro estudo(1919 Penderell A, Brazil K, The spirit of palliative practice: A qualitative inquiry into the spiritual journey of palliative care physicians. Palliat and Support Care [Internet]. 2010[cited 2015 May 05];8:415-420. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20875204
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), foi concebido como a força que, por um lado, auxilia os pacientes que se encontram sem perspectiva de tratamento que possibilite a cura de sua enfermidade a continuarem a viver e, por outro, os próprios profissionais da Saúde a prestarem assistência ao paciente que se encontra sob cuidados paliativos. Ambas as pesquisas evidenciaram a relação entre a espiritualidade pessoal e a prática dos cuidados paliativos.
Com o intuito de identificar pontos de acordo entre a espiritualidade e sua aplicação nos cuidados de saúde e nos cuidados paliativos, em 2009, foi realizada uma conferência na cidade de Pasadena, na Califórnia (EUA). Nesse evento, especialistas entraram em consenso acerca da definição do termo(2020 Puchalski C, Ferrell B, Virani R, Otis-Green S, Baird P, Bull J et al. La mejora de la calidad de los cuidados espirituales como una dimensión de los cuidados paliativos: el informe de la Conferencia de Consenso. Med Paliat [Internet] . 2011[cited 2015 May 20];18(1):20-40. Available from: https://medes.com/publication/69654
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).
Assim, conceituou-se espiritualidade como um aspecto da condição humana relacionado com a busca de significado para a vida e de expressão de um estado de conexão do homem consigo mesmo (intrapessoal), com os outros (interpessoal), com a natureza e com o significado do sagrado (transpessoal)(2020 Puchalski C, Ferrell B, Virani R, Otis-Green S, Baird P, Bull J et al. La mejora de la calidad de los cuidados espirituales como una dimensión de los cuidados paliativos: el informe de la Conferencia de Consenso. Med Paliat [Internet] . 2011[cited 2015 May 20];18(1):20-40. Available from: https://medes.com/publication/69654
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). Entretanto, sabe-se que o termo se diferencia de religião, porquanto a religião é parte de uma organização com regulamentos a serem seguidos, envolve celebrações e rituais e apresenta-se como uma das abordagens que os indivíduos utilizam para expressar sua espiritualidade(1313 Seccareccia D, Brown JB. Impact of spirituality on palliative care physicians: personally and professionally. J Palliat Med [Internet] . 2009[cited 2014 Dec 05];12(9):805-9. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19624268
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19624...
).
A literatura aborda apenas semelhanças entre as descrições de experiências pessoais e profissionais a respeito da espiritualidade. Tais descrições dificilmente podem ser investigadas de forma empírica. Então, qualquer definição da dimensão espiritual pode ser aceita, porque a espiritualidade pode abranger vários aspectos(2121 Calvani CEB. Espiritualidades não-religiosas: desafios conceituais. Horizonte [Internet]. 2014[cited 2015 Sep 19];12(35):658-87. Available from: http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2014v12n35p658
http://periodicos.pucminas.br/index.php/...
).
De fato, a espiritualidade é um termo complexo, polissêmico e que denota diversas compreensões, sobretudo quando considerados enfoques religiosos e não religiosos(1717 Gomes R. Espiritualidade e cuidados paliativos: alguns pontos para reflexão. Espaços; 18(2):187-96.). Isso traz à tona a necessidade de uma definição mais clara(2121 Calvani CEB. Espiritualidades não-religiosas: desafios conceituais. Horizonte [Internet]. 2014[cited 2015 Sep 19];12(35):658-87. Available from: http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2014v12n35p658
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), para que se tenha melhor compreensão dessa dimensão.
Uma clarificação do conceito de espiritualidade é necessária e poderá ajudar os profissionais da Saúde a reconhecer quais os aspectos dessa dimensão são importantes para abordagem durante a consulta do paciente em cuidados paliativos, o que permite uma assistência com enfoque na espiritualidade que seja mais abrangente e efetiva, no sentido de atender às necessidades espirituais do paciente.
No entanto, para que se tenha um atendimento espiritual de qualidade, é necessário também considerar os valores e as crenças pessoais dos próprios profissionais de saúde, uma vez que essas influenciam o cuidado prestado; no entanto, as vontades e os desejos dos pacientes necessitam ser atendidos, independentemente das crenças pessoais dos profissionais(2222 Pilger C, Macedo JQ, Zanelatto R, Soares LG, Kusumota L. Percepção da equipe de enfermagem de uma unidade de terapia intensiva com relação à espiritualidade e religiosidade. Ciênc Cuid Saúde [Internet] . 2014[cited 2015 Sep 19];13(3):479-86. Available from: http://eduem.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/19788
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).
Cumpre assinalar que a assistência oferecida aos pacientes graves está pautada na influência das próprias crenças espirituais e religiosas dos profissionais de saúde e também na valorização da espiritualidade e religiosidade dos pacientes. A utilização de crenças religiosas por esses profissionais os auxilia diante das dificuldades encontradas durante a assistência a pacientes graves e influencia fortemente a percepção e a atitude que têm em relação ao paciente. Assim, torna-se necessário conhecer as diversas compreensões relacionadas a doença e morte que são compartilhadas por diversas religiões, para que possam ter sensibilidade durante o atendimento espiritual do paciente2222 Pilger C, Macedo JQ, Zanelatto R, Soares LG, Kusumota L. Percepção da equipe de enfermagem de uma unidade de terapia intensiva com relação à espiritualidade e religiosidade. Ciênc Cuid Saúde [Internet] . 2014[cited 2015 Sep 19];13(3):479-86. Available from: http://eduem.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/19788
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).
Abordagem temática II - Cuidados paliativos e assistência espiritual
O cuidado com enfoque nos aspectos espirituais está ganhando cada vez mais atenção por parte de estudiosos e profissionais da área de saúde, mas sua maior contribuição consiste no atendimento a indivíduos que se encontram sem a possibilidade de um tratamento que modifique, para melhor, a sua condição clínica e que necessitam de cuidados paliativos.
As necessidades espirituais possuem valor de destaque no atendimento a pacientes sob cuidados paliativos, visto que sua identificação possibilita aos profissionais da saúde auxiliá-los a enfrentar o processo de enlutamento e luto(33 Higuera JCB, González BL, Durbán MV, Vela MG. Atención espiritual en cuidados paliativos. Valoración y vivencia de los usuários. Med Paliat [Internet]. 2013 [cited 2015 May 16];20(3):93-102. Available from: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1134248X12000559
http://www.sciencedirect.com/science/art...
,2323 Edwards A, Pang N, Shiu V, Chan C. The understanding of spirituality and the potential role of spiritual care in end-of-life and palliative care: a meta-study of qualitative research. Palliat Med [Internet]. 2010[cited 2015 May 05]; 24(8):753-70. Available from: http://pmj.sagepub.com/content/24/8/753.long
http://pmj.sagepub.com/content/24/8/753....
-2424 Puchalski CM. Spirituality and the care of patients at the end-of-life: an essential component of care. OMEGA [Internet]. 2008[cited 2015 May 20]; 56(1):33-46. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18051018
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18051...
). Essas necessidades incluem o significado para vida, esperança, perdão, amor, transcendência, conexão com outros, com Deus e com o sagrado(2424 Puchalski CM. Spirituality and the care of patients at the end-of-life: an essential component of care. OMEGA [Internet]. 2008[cited 2015 May 20]; 56(1):33-46. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18051018
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18051...
).
Embora as pessoas com condições que limitam a vida tenham manifestado o desejo de ter suas preocupações espirituais abordadas durante o atendimento nos serviços de saúde, há evidências de que esses problemas, frequentemente, são evitados pelos profissionais que atuam na área de cuidados paliativos. Apesar de a espiritualidade poder contribuir para melhorar a vida desses pacientes, essa dimensão não é plenamente contemplada na maioria dos serviços de cuidados paliativos(77 Vallurupalli M, Lauderdale K, Balboni MJ, Phelps AC, Block SD, Ng AK et al. The Role of Spirituality and Religious Coping in the Quality of Life of Patients With Advanced Cancer Receiving Palliative Radiation Therapy. J Support Oncol [Internet]. 2012[cited 2015 May 20]; 10(2):81-7. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22088828
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22088...
,2525 Meredith P, Murray J, Wilson T, Mitchell G, Hutch R. Can spirituality be taught to health care professionals? J Relig Health [Internet]. 2012[cited 2015 May 20];51(3):879-89. Available from: http://link.springer.com/article/10.1007%2Fs10943-010-9399-7
http://link.springer.com/article/10.1007...
).
Entre as barreiras potenciais que dificultam a promoção de uma assistência espiritual efetiva encontradas nas publicações presentes nesta revisão, destacaram-se a dificuldade de definir o termo "espiritualidade"(2424 Puchalski CM. Spirituality and the care of patients at the end-of-life: an essential component of care. OMEGA [Internet]. 2008[cited 2015 May 20]; 56(1):33-46. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18051018
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18051...
), a falta de tempo2323 Edwards A, Pang N, Shiu V, Chan C. The understanding of spirituality and the potential role of spiritual care in end-of-life and palliative care: a meta-study of qualitative research. Palliat Med [Internet]. 2010[cited 2015 May 05]; 24(8):753-70. Available from: http://pmj.sagepub.com/content/24/8/753.long
http://pmj.sagepub.com/content/24/8/753....
-2424 Puchalski CM. Spirituality and the care of patients at the end-of-life: an essential component of care. OMEGA [Internet]. 2008[cited 2015 May 20]; 56(1):33-46. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18051018
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18051...
,2626 Ronaldson S, Hayes L, Aggar C, Green J, Carey M. Spirituality and spiritual caring: nurses' perspectives and practice in palliative and acute care environments. J Clin Nurs [Internet]. 2012[cited 2015 May 20];21(15):2126-35. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2702.2012.04180.x/epdf
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.11...
-2727 Kale SS. Perspectives on spiritual care at Hospice Africa Uganda. Int J Palliat Nurs [Internet]. 2011[cited 2015 May 16];17(4):177-82. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21537319
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21537...
), falta de privacidade2626 Ronaldson S, Hayes L, Aggar C, Green J, Carey M. Spirituality and spiritual caring: nurses' perspectives and practice in palliative and acute care environments. J Clin Nurs [Internet]. 2012[cited 2015 May 20];21(15):2126-35. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2702.2012.04180.x/epdf
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.11...
), encargos financeiros2424 Puchalski CM. Spirituality and the care of patients at the end-of-life: an essential component of care. OMEGA [Internet]. 2008[cited 2015 May 20]; 56(1):33-46. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18051018
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18051...
), fatores pessoais, culturais e institucionais e a necessidade de formação e treinamento profissional nessa área2323 Edwards A, Pang N, Shiu V, Chan C. The understanding of spirituality and the potential role of spiritual care in end-of-life and palliative care: a meta-study of qualitative research. Palliat Med [Internet]. 2010[cited 2015 May 05]; 24(8):753-70. Available from: http://pmj.sagepub.com/content/24/8/753.long
http://pmj.sagepub.com/content/24/8/753....
-2424 Puchalski CM. Spirituality and the care of patients at the end-of-life: an essential component of care. OMEGA [Internet]. 2008[cited 2015 May 20]; 56(1):33-46. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18051018
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18051...
). Pesquisa evidenciou a falta de privacidade e a carga de trabalho como barreiras para o atendimento da dimensão espiritual(2828 Byrne M. Spirituality in palliative care: what language do we need? learning from pastoral care. Int J Palliat Nurs [Internet]. 2007[cited 2015 May 16];13(3):118-24. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17505404
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17505...
).
Estudo realizado com profissionais que atuavam em um hóspice localizado na África constatou que o fornecimento de assistência espiritual a pacientes com crenças religiosas tradicionais africanas, como a feitiçaria e a maldição, por exemplo, também foi considerado promotor de desconforto para o profissional durante o atendimento espiritual dos pacientes(2727 Kale SS. Perspectives on spiritual care at Hospice Africa Uganda. Int J Palliat Nurs [Internet]. 2011[cited 2015 May 16];17(4):177-82. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21537319
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21537...
).
Pesquisa demonstrou que o desconforto para abordar a temática, o medo de impor pontos de vista religiosos, o pensamento de que isso não faz parte do seu trabalho nem é relevante para o tratamento também podem impedir o atendimento espiritual por parte do profissional. No entanto, de acordo com estudo, essas barreiras são ultrapassadas à medida que o profissional da Saúde se aprofunda no tema e liberta-se de seus anseios e preconceitos(2929 Gaudette H, Jankowski KRB. Spiritual Coping and Anxiety in Palliative Care Patients: A Pilot Study. J Health Care Chaplain [Internet]. 2013[cited 2015 May 25];19(4):131-9. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24070434
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24070...
).
Diante dessas considerações, destaca-se que o ambiente de cuidados paliativos é propício para o atendimento espiritual(2626 Ronaldson S, Hayes L, Aggar C, Green J, Carey M. Spirituality and spiritual caring: nurses' perspectives and practice in palliative and acute care environments. J Clin Nurs [Internet]. 2012[cited 2015 May 20];21(15):2126-35. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2702.2012.04180.x/epdf
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.11...
), portanto, é imperativo que os serviços de cuidados paliativos integrem a assistência espiritual em sua prática, apoiando os indivíduos que expressam bem-estar espiritual e os que sentem angústia espiritual diante de uma doença grave3030 Amoah CF. The central importance of spirituality in palliative care. Int J Palliat Nurs [Internet]. 2011[cited 2015 May 25];17(7):353-8. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21841704
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21841...
).
Como os cuidados paliativos continuam a se desenvolver como um campo, os profissionais de Saúde são instados a encontrar maneiras de defender e incluir a dimensão espiritual do cuidado(2424 Puchalski CM. Spirituality and the care of patients at the end-of-life: an essential component of care. OMEGA [Internet]. 2008[cited 2015 May 20]; 56(1):33-46. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18051018
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18051...
). Nesse contexto, precisam melhorar seu conhecimento acerca da dimensão espiritual e integrar a espiritualidade na assistência aos pacientes sob cuidados paliativos.
Durante a assistência paliativa, a razão deverá dar lugar à sensibilidade, para que as necessidades espirituais dos pacientes sejam percebidas por esses profissionais, inclusive os da Enfermagem, e atendidas de forma particular, respeitando os desejos do doente e de seus familiares(1818 Silva DIS. Significados e práticas da espiritualidade no contexto dos cuidados paliativos em pacientes oncológicos adultos. Rev HCPA [Internet]. 2011[cited 2014 Dec 05];31(3):353-8. Available from: http://seer.ufrgs.br/hcpa/article/view/17550
http://seer.ufrgs.br/hcpa/article/view/1...
).
Cabe ressaltar o interesse da Enfermagem pelo cuidado espiritual, principalmente no campo de cuidados paliativos. Entidades profissionais de enfermagem têm proposto a espiritualidade e o cuidado espiritual como um componente integral da enfermagem holística(2626 Ronaldson S, Hayes L, Aggar C, Green J, Carey M. Spirituality and spiritual caring: nurses' perspectives and practice in palliative and acute care environments. J Clin Nurs [Internet]. 2012[cited 2015 May 20];21(15):2126-35. Available from: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2702.2012.04180.x/epdf
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.11...
). Ao observar o cuidado da enfermagem percebe-se que muitos desses são promotores de uma assistência espiritual(2828 Byrne M. Spirituality in palliative care: what language do we need? learning from pastoral care. Int J Palliat Nurs [Internet]. 2007[cited 2015 May 16];13(3):118-24. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17505404
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17505...
).
Abordagem temática III - A espiritualidade e o alívio da dor e de outros sintomas que acometem os pacientes sob cuidados paliativos
Os sintomas espirituais estão estritamente relacionados com os sintomas psicossomáticos que envolvem a doença terminal e atingem os pacientes que se encontram sob cuidados paliativos. Nestes, a doença terminal apresenta-se como uma ameaça para o bem-estar, e o coping espiritual pode ajudar a amenizar essa sensação(2929 Gaudette H, Jankowski KRB. Spiritual Coping and Anxiety in Palliative Care Patients: A Pilot Study. J Health Care Chaplain [Internet]. 2013[cited 2015 May 25];19(4):131-9. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24070434
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24070...
).
Os estudos apresentados nesta abordagem temática demonstram a relação entre a espiritualidade e o alívio de sintomas que acometem os pacientes sob cuidados paliativos, como angústia espiritual(3131 Elias ACA, Giglio JS, Pimenta CAM. Analysis of the nature of spiritual pain in terminal patients and the resignification process through the relaxation, mental images and spirituality (rime) intervention. Rev Latino-Am Enfermagem [Internet]. 2008[cited 2015 May 25];16(6):18-25. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v16n6/04.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rlae/v16n6/04.p...
-3232 Elias ACA, Giglio JS, Pimenta CAM, El-Dash LG. Training program about the therapeutical intervention "relaxation, mental images and spirituality" (RIME) for re-signify the spiritual pain of terminal patients. Rev Psiquiatr Clín [Internet]. 2007[cited 2015 May 25];34(supl1):60-72. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rpc/v34s1/en_a09v34s1.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rpc/v34s1/en_a0...
), ansiedade2828 Byrne M. Spirituality in palliative care: what language do we need? learning from pastoral care. Int J Palliat Nurs [Internet]. 2007[cited 2015 May 16];13(3):118-24. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17505404
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17505...
-2929 Gaudette H, Jankowski KRB. Spiritual Coping and Anxiety in Palliative Care Patients: A Pilot Study. J Health Care Chaplain [Internet]. 2013[cited 2015 May 25];19(4):131-9. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24070434
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24070...
), depressão3333 Kandasamy A, Chaturvedi SK, Desai G. Spirituality, distress, depression, anxiety, and quality of life in patients with advanced câncer. Indian J Cancer [Internet]. 2011[cited 2015 May 20];48(1):55-9. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21248445
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21248...
) e dor crônica3434 Peres MFP, Arantes ACLQ, Lessa PS, Caous CA. A importância da integração da espiritualidade e da religiosidade no manejo da dor e dos cuidados paliativos. Rev Psiq Clín. 2007;34(supl1):82-7.).
A dor crônica é o principal motivo de procura de atendimento nos serviços de saúde e apresenta-se como um sinal físico frequentemente relatado por pacientes em fase final de vida. Nesses casos, o sofrimento físico deve ser aliviado antes de qualquer outro sintoma, pois, quando isso não ocorre, ameaça a sensação de plenitude desejada pelos que estão diante de uma condição terminal(3434 Peres MFP, Arantes ACLQ, Lessa PS, Caous CA. A importância da integração da espiritualidade e da religiosidade no manejo da dor e dos cuidados paliativos. Rev Psiq Clín. 2007;34(supl1):82-7.).
A espiritualidade e a religiosidade têm se mostrado como importantes ferramentas utilizadas no enfrentamento da dor, principalmente da dor crônica(3434 Peres MFP, Arantes ACLQ, Lessa PS, Caous CA. A importância da integração da espiritualidade e da religiosidade no manejo da dor e dos cuidados paliativos. Rev Psiq Clín. 2007;34(supl1):82-7.-3535 Lago-Rizzardi CD, Teixeira MJ, Siqueira SRDT. Espiritualidade e religiosidade no enfrentamento da dor. Mundo Saúde [Internet] 2010[cited 2015 Sep 19];34(4):483-7. Available from: http://www.saocamilo-sp.br/pdf/mundo_saude/79/483e487.pdf
http://www.saocamilo-sp.br/pdf/mundo_sau...
). O benefício da espiritualidade e da religiosidade na diminuição da percepção dolorosa pode estar relacionado com uma maior eficiência e interatividade do sistema hipotálamo-pituitária-adrenal, em resposta ao estímulo doloroso e à liberação de mediadores importantes (gaba, serotonina, dopamina) no sistema nervoso central(3535 Lago-Rizzardi CD, Teixeira MJ, Siqueira SRDT. Espiritualidade e religiosidade no enfrentamento da dor. Mundo Saúde [Internet] 2010[cited 2015 Sep 19];34(4):483-7. Available from: http://www.saocamilo-sp.br/pdf/mundo_saude/79/483e487.pdf
http://www.saocamilo-sp.br/pdf/mundo_sau...
).
No entanto, a dor física não é o único sintoma que pode ser aliviado pelo cuidado espiritual. Trabalhos publicados no Brasil e no exterior mostram a eficácia da intervenção terapêutica de Relaxamento, Imagens Mentais e Espiritualidade (RIME) na ressignificação da dor espiritual de pacientes que se encontram sob cuidados paliativos(3131 Elias ACA, Giglio JS, Pimenta CAM. Analysis of the nature of spiritual pain in terminal patients and the resignification process through the relaxation, mental images and spirituality (rime) intervention. Rev Latino-Am Enfermagem [Internet]. 2008[cited 2015 May 25];16(6):18-25. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v16n6/04.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rlae/v16n6/04.p...
-3232 Elias ACA, Giglio JS, Pimenta CAM, El-Dash LG. Training program about the therapeutical intervention "relaxation, mental images and spirituality" (RIME) for re-signify the spiritual pain of terminal patients. Rev Psiquiatr Clín [Internet]. 2007[cited 2015 May 25];34(supl1):60-72. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rpc/v34s1/en_a09v34s1.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rpc/v34s1/en_a0...
). Os estudos demonstraram que a terapêutica RIME auxiliou no processo de ressignificação da dor espiritual, ao promover a melhora da qualidade de vida, serenidade e dignidade no processo de morrer e favoreceu o processo de aceitação de morte iminente, o que comprova o efeito da terapêutica no alívio da angústia espiritual.
Estudo realizado na Universidade de Nova Iorque (Estados Unidos), com 31 pacientes em cuidados paliativos, mostrou que as crenças e as práticas religiosas possuem uma associação benéfica com a ansiedade de indivíduos que se encontram sob cuidados paliativos, demonstrando que o coping espiritual pode ajudar, de fato, o paciente com doença terminal a lidar com a sua ansiedade(2929 Gaudette H, Jankowski KRB. Spiritual Coping and Anxiety in Palliative Care Patients: A Pilot Study. J Health Care Chaplain [Internet]. 2013[cited 2015 May 25];19(4):131-9. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24070434
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24070...
).
Cumpre assinalar que as crenças religiosas e espirituais e a realização de práticas espirituais como meditação e oração, por exemplo, podem reduzir a ansiedade e o estresse causados pela doença terminal, por proporcionarem o relaxamento da mente desses pacientes(2929 Gaudette H, Jankowski KRB. Spiritual Coping and Anxiety in Palliative Care Patients: A Pilot Study. J Health Care Chaplain [Internet]. 2013[cited 2015 May 25];19(4):131-9. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24070434
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24070...
). Tal fato pode ocorrer devido à diminuição da contagem de células imunes envolvidas no estresse(3535 Lago-Rizzardi CD, Teixeira MJ, Siqueira SRDT. Espiritualidade e religiosidade no enfrentamento da dor. Mundo Saúde [Internet] 2010[cited 2015 Sep 19];34(4):483-7. Available from: http://www.saocamilo-sp.br/pdf/mundo_saude/79/483e487.pdf
http://www.saocamilo-sp.br/pdf/mundo_sau...
).
Os profissionais que atuam em cuidados paliativos devem estar atentos aos sintomas de angústia espiritual que acometem o paciente cujo tratamento curativo perdeu o poder de exercer um controle razoável da doença, e abertos a consultar capelães e fornecedores de assistência espiritual para auxiliá-los durante a abordagem desses pacientes(3636 Hills J, Paice JA, Cameron JR, Shott S. Spirituality and Distress in Palliative Care Consultation. J Palliat Med [Internet]. 2005[cited 2015 May 20];8(4):782-788. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16128652
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16128...
). Desse modo, torna-se importante o reconhecimento desses e de outros sintomas durante a assistência, em especial àqueles que se encontram em cuidados paliativos e necessitam de uma assistência integral, que contemple todas as suas dimensões, inclusive a espiritual, para promoção de uma morte digna e serena.
Abordagem temática IV - Instrumentos de avaliação da dimensão espiritual no campo dos cuidados paliativos
Nesta abordagem temática, foram encontrados estudos referentes à avaliação de instrumentos utilizados em cuidados paliativos e que trazem em seu conteúdo questões espirituais. Após análise dos estudos, foi possível identificar 73 instrumentos que abordam a dimensão espiritual de pacientes que recebem esse tipo de assistência.
Cabe destacar que a maioria dos instrumentos apresentados é destinada àqueles com câncer, por exemplo, Functional Assessment of Chronic Illness Therapy - Spiritual Well Being (FACIT-Sp-Ex), Meaning in Life Scale (MiLS), Spiritual Needs Related to Illness Tool (SpIRIT) e Spiritual Health Inventory (SHI). Entretanto, poucos são os instrumentos designados especificamente para pacientes que se encontram sob cuidados paliativos, com destaque para o Spiritual Needs Inventory (SNI)(3737 Vivat B. Measures of spiritual issues for palliative care patients: a literature review. J Palliat Med [Internet] . 2008[cited 2015 May 20];22(7):859-68. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18755826
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18755...
).
Conquanto seja relevante o quantitativo de instrumentos adotados pelos estudos que abordam a dimensão espiritual, pesquisadores consideram pequeno o número daqueles validados transculturalmente - apenas nove, a saber: Missoula-VITAS Quality ofLife Index (MVQoLI), McGill Quality of Life Questionnaire (MQOL), Palliative Care Outcome Scale (POS), Beck Hopelessness Scale (BHS), Existential Loneliness Questionnaire (ELQ), Existential Meaning Scale (EMS), FACIT-Sp, Ironson-Woods Spirituality/Religiousness Index Short Form (I-W SR Index), World Health Organization's Quality of Life Measure Spiritual Religious and Personal Beliefs (WHO-QOL SRPB), World Health Organization's Quality of Life Instrument-HIV (WHOQOL-HIV)3838 Galiana L, Oliver A, Gomis C, Barbero J, Benito E. cuestionarios de evaluación e intervención espiritual en cuidados paliativos: una revisión crítica. Med Paliat [Internet] . 2014[cited 2015 Sep 19];21(2):62-74. Available from: http://www.elsevier.es/es-revista-medicina-paliativa-337-resumen-cuestionarios-evaluacion-e-intervencion-espiritual-90290912
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39 Selman L, Harding R, Gysels M, Speck P, Higginson IJ. The measurement of spirituality in palliative care and the content of tools validated cross-culturally: a systematic review. J Pain Symptom Manag [Internet]. 2011[cited 2015 May 16];41(4):728-53. Available from: http://www.jpsmjournal.com/article/S0885-3924%2811%2900010-8/abstract
http://www.jpsmjournal.com/article/S0885...
-4040 Selman L, Siegert R, Harding R, Speck R. A psychometric evaluation of measures of spirituality validated in culturally diverse palliative care populations. J Pain Symptom Manag [Internet] . 2011[cited 2015 May 16];42(4):604-22. Available from: http://www.jpsmjournal.com/article/S0885-3924%2811%2900199-0/abstract
http://www.jpsmjournal.com/article/S0885...
).
O FACIT-Sp tem sido utilizado com sucesso para avaliar o bem-estar espiritual de pessoas com câncer e outras doenças crônicas. Tal instrumento foi traduzido e validado em diversos idiomas: inglês, árabe, chinês, dinamarquês, holandês, francês, alemão, italiano, japonês, coreano, norueguês, espanhol, sueco, espanhol e português(4141 Bredle JM, Salsman JM, Debb SM, Arnold BJ, Cella D. Spiritual well-being as a component of health-related quality of life: the functional assessment of chronic illness therapy spiritual well-being scale (FACIT-Sp). Religions [Internet]. 2011[cited 2015 May 16];2(1):77-94. Available from: http://www.mdpi.com/2077-1444/2/1/77
http://www.mdpi.com/2077-1444/2/1/77...
). Por sua vez, o Palliative Outcome Scale (POS) é um instrumento que, adaptado ao contexto brasileiro, avalia a qualidade de vida de pacientes sob cuidados paliativos e contempla as principais dificuldades por eles vivenciadas numa perspectiva multidimensional(4242 Correia FR, Carlo MMRP. Evaluation of quality of life in a palliative care context: an integrative literature review. Rev. Latino-Am Enfermagem [Internet]. 2012[cited 2015 May 16];20(2):401-10. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v20n2/25.pdf
http://www.scielo.br/pdf/rlae/v20n2/25.p...
).
Pesquisa analisou a presença das dimensões da espiritualidade (intrapessoal, interpessoal e transpessoal) propostas pelo Grupo da Sociedade Espanhola de Cuidados Paliativos (SECPAL), nos instrumentos supracitados, e concluiu que somente quatro deles apresentavam os três itens da dimensão (MVQoLI, ELQ, I-W SR Index, WHOQOL SRPB)3838 Galiana L, Oliver A, Gomis C, Barbero J, Benito E. cuestionarios de evaluación e intervención espiritual en cuidados paliativos: una revisión crítica. Med Paliat [Internet] . 2014[cited 2015 Sep 19];21(2):62-74. Available from: http://www.elsevier.es/es-revista-medicina-paliativa-337-resumen-cuestionarios-evaluacion-e-intervencion-espiritual-90290912
http://www.elsevier.es/es-revista-medici...
).
O McGill Quality of Life Question-naire (MQOL) e o Palliative Care Outcome Scale (POS) são os principais instrumentos com itens espirituais para utilização em diversas populações de cuidados paliativos; no entanto, nenhuma dessas medidas marca perfeitamente todos os critérios psicométricos e adequação multirreligiosa, o que exige a realização de mais testes(4040 Selman L, Siegert R, Harding R, Speck R. A psychometric evaluation of measures of spirituality validated in culturally diverse palliative care populations. J Pain Symptom Manag [Internet] . 2011[cited 2015 May 16];42(4):604-22. Available from: http://www.jpsmjournal.com/article/S0885-3924%2811%2900199-0/abstract
http://www.jpsmjournal.com/article/S0885...
).
Ao selecionarem um instrumento adequado para medir a dimensão espiritual, pesquisadores devem levar em conta as características clínicas e culturais da população em que o instrumento foi validado e as propriedades psicométricas do instrumento, porém isso não ocorre com frequência(4040 Selman L, Siegert R, Harding R, Speck R. A psychometric evaluation of measures of spirituality validated in culturally diverse palliative care populations. J Pain Symptom Manag [Internet] . 2011[cited 2015 May 16];42(4):604-22. Available from: http://www.jpsmjournal.com/article/S0885-3924%2811%2900199-0/abstract
http://www.jpsmjournal.com/article/S0885...
). Nesse sentido, pesquisas futuras devem investigar qual instrumento é mais viável para a avaliação espiritual em uma situação de cuidados específicos, como no caso dos pacientes sob cuidados paliativos(4343 Vermandere M, Choi Y, Brabandere H, Decouttere R, Meyere E, Gheysens E, Nickmans B. GPs' views concerning spirituality and the use of the FICA tool in palliative care in Flanders: a qualitative study. Br J Gen Pract [Internet]. 2012[cited 2015 May 16];62:718-25. Available from: http://bjgp.org/content/62/603/e718.long
http://bjgp.org/content/62/603/e718.long...
).
Cumpre assinalar que este estudo apresenta algumas limitações. Para a obtenção dos estudos referentes à temática cuidados paliativos e espiritualidade foram utilizadas as bases de dados LILACS, MEDLINE/PubMed, IBECS e a biblioteca eletrônica SciELO. Entretanto, outras bases de dados internacionais poderiam ter sido investigadas, o que pode ter levado a não inclusão de alguns estudos sobre a temática. Destaca-se também a dificuldade de acesso a publicações internacionais, uma vez que essas não são disponibilizadas gratuitamente, em sua maioria, obstaculizando a sua abordagem. A variedade metodológica dos estudos, com relação aos objetivos, delineamento de pesquisa e população, também foi fator limitante e que dificultou a análise comparativa das publicações. Outra limitação relaciona-se aos instrumentos de avaliação da espiritualidade em pacientes que se encontram em cuidados paliativos. Não foi possível identificar todos os instrumentos que avaliam a dimensão espiritual de tais pacientes.
Ressalte-se que este estudo poderá contribuir para fortalecer as leituras críticas acerca da temática, porquanto, se propôs a avançar na compreensão da assistência a pacientes sob Cuidados Paliativos, para além dos seus aspectos biológicos, trazendo à tona a necessidade do atendimento da dimensão espiritual a essa clientela. Além disso, poderá estimular os profissionais de saúde a atender essa dimensão durante o cuidado de pacientes que se encontram numa condição clínica cujo tratamento curativo não exerce mais controle sobre a doença, conseguintemente proporcionar um cuidado humanizado e uma assistência espiritual de qualidade que possam ajudá-los na busca de um significado para a vida, no alívio de dores e que facilitem a lidar com a angústia e o medo que permeiam esse processo.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os artigos examinados neste estudo sobre cuidados paliativos e espiritualidade mostraram ser a dimensão espiritual um componente indispensável para a assistência a pacientes sem possibilidades de recuperar a sua saúde por meio da terapêutica curativa, por promover melhoria do bem-estar, mediante o alívio da dor e de outros sintomas.
A espiritualidade é um termo que denota diversos significados. Por esse motivo, pode dificultar o atendimento dos profissionais às necessidades espirituais dos pacientes, assim como a produção de instrumentos adequados para avaliação espiritual daqueles sob cuidados paliativos, visto que os instrumentos são variados e não contemplam todos os itens da dimensão espiritual (intra, inter e transpessoal). Nesse senti-do, uma definição clara do conceito de espiritualidade é necessária, para que os profissionais da Saúde possam oferecer aos seus pacientes uma assistência espiritual adequada e de boa qualidade, que atenda a todas as necessidades espirituais.
É necessário o desenvolvimento de novas pesquisas, principalmente no âmbito nacional, para se respaldar o atendimento espiritual por parte dos profissionais que assistem pacientes em cuidados paliativos. Também é premente a realização de estudos que investiguem os instrumentos de avaliação da espiritualidade direcionados para pacientes sob cuidados paliativos e sua adaptação transcultural, visto que, em nosso estudo, alguns instrumentos podem não ter sido abordados.
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Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
May-Jun 2016
Histórico
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Recebido
05 Maio 2015 -
Aceito
01 Dez 2015