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Continuidade da estimulação neuropsicomotora de crianças com síndrome congênita do Zika

RESUMO

Objetivo:

Compreender a continuidade da estimulação do desenvolvimento neuropsicomotor de crianças com síndrome congênita do Zika.

Método:

Estudo descritivo-exploratório com sustentação teórica no interacionismo simbólico. Entre agosto e novembro de 2019, foram submetidos a entrevista em profundidade 12 profissionais de saúde; e ao grupo focal, sete cuidadoras de crianças com a síndrome. A análise foi temática indutiva.

Resultados:

A continuidade da estimulação neuropsicomotora de crianças com síndrome do Zika perpassa por: dificuldades organizacionais (carência de médicos, despreparo profissional, insatisfação e busca por outros serviços); aspectos socioambientais (baixa escolaridade materna, baixo nível socioeconômico, dificuldade de deslocamento e falta de apoio); e condições inerentes às crianças (hospitalizações por crises respiratórias, convulsões, hipoatividade e estigma social).

Considerações finais:

Faz-se necessária uma rede de apoio fortalecida e com recursos humanos qualificados, a fim de proporcionar um cuidado integral e evitar a descontinuidade da estimulação neuropsicomotora de crianças com síndrome congênita do Zika.

Descritores:
Zika Vírus; Cuidado da Criança; Continuidade da Assistência ao Paciente; Desenvolvimento Infantil; Interacionismo Simbólico

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