Acessibilidade / Reportar erro

Representações sociais de homens agressores denunciados acerca da violência contra a mulher

RESUMO

Objetivos:

Conhecer as representações sociais de homens denunciados por agressão acerca da violência contra a mulher.

Métodos:

Estudo qualitativo alicerçado na Teoria das Representações Sociais, realizado com 12 homens denunciados por violência contra a mulher. Os dados foram coletados de fevereiro de 2015 a abril 2016, por meio de entrevista focalizada na Delegacia Especial da Mulher de Guarapuava. A análise se deu a partir da transcrição, codificação e utilização do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaire.

Resultados:

Estabeleceram-se quatro classes: de geração à geração: o propagar da violência; sentimentos e comportamentos diante da violência; repercussões da violência para o agressor; e, o agressor e a sua vitimização.

Considerações finais:

Os homens representam aviolência conjugal mediante a vitimização e culpabilização da mulher. O convívio desses homens com a violência vem desde sua infância e a consequência temida por eles é a prisão.

Descritores:
Violência contra a Mulher; Violência por Parceiro Íntimo; Enfermagem; Violência de Gênero; Conflito Familiar

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br