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Capacitação do familiar cuidador com a aplicação da Tecnologia Educativa em Saúde

RESUMO

Objetivo:

Avaliar as mudanças na participação do familiar cuidador no tratamento da pessoa hipertensa com a aplicação da Tecnologia Educativa em Saúde (TES).

Método:

Pesquisa participante realizada em uma Unidade de Atenção Primária em Saúde com 11 familiares cuidadores (FC). A TES foi elaborada baseada na educação em saúde e aplicada em dez encontros entre junho e agosto de 2016. Organizamos os resultados em categorias.

Resultados:

Os FCs vivenciaram experiências de aprendizagem pela troca de informações, socialização de experiências, e estabelecimentos de vínculos. Os FCs eram incentivados a compartilhar suas dúvidas e suas experiências, de modo que, amparados pela escuta do profissional, eles se sentissem acolhidos e determinados a cumprir seu papel junto aos familiares hipertensos.

Considerações finais:

As mudanças ocorridas se destacaram na aprendizagem dos FCs e no compromisso destes com o familiar e com o autocuidado, bem como na convicção de que o ambiente familiar é indicado à efetivação dessas mudanças.

Descritores:
Hipertensão; Tecnologia em Saúde; Educação em Saúde; Cuidador; Enfermagem

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