RESUMO
Objetivos:
desenvolver e testar um jogo de tabuleiro para prevenção de quedas em idosos da comunidade.
Métodos:
estudo descritivo, realizado através da utilização dos elementos do design de jogos (narrativa, mecânica, estética e tecnologia), do Modelo de Promoção da Saúde, da avaliação por especialistas e testagem com pessoas idosas. Para avaliação, utilizou-se o Índice de Concordância, considerando-o maior que 80%.
Resultados:
desenvolveram-se três protótipos e a versão final. A narrativa do jogo foi embasada no modelo de promoção, compreendendo aspectos individuais, benefícios e barreiras no comportamento para prevenção de quedas. A mecânica delineou objetivos e regras. A estética abrangeu layout e ilustrações. A tecnologia envolveu tabuleiro, cartas, pino, roleta e manual de instrução. O jogo foi avaliado por 36 especialistas e 31 idosas da comunidade, com índice de concordância de 93,22% e 99%, respectivamente.
Conclusões:
o jogo desenvolvido e testado foi considerado uma estratégia educacional adequada para prevenção de quedas.
Descritores:
Pessoas Idosas; Comunidade; Acidentes por Queda; Tecnologia Educacional; Jogo