Acessibilidade / Reportar erro

Análise da situação das parteiras e a necessidade de medir suas cargas de trabalho

RESUMO

Objetivo:

analisar a situação laboral das parteiras e detectar suas necessidades de mensuração da carga de trabalho.

Métodos:

estudo de metodologia mista (quantitativa e qualitativa), observacional, descritivo e transversal. Duas fases foram realizadas. A primeira fase metodológica consistiu na realização de entrevistas individuais semiestruturadas. A segunda fase metodológica analisou as intervenções da Classificação de Intervenção de Enfermagem (NIC) que as parteiras realizam na sala de parto durante o dia de atendimento.

Resultados:

90,3% das parteiras apresentam sobrecarga de trabalho, pois, para 80,6%, a relação obstetriz-gestante não está bem estabelecida, pois o tempo médio de execução de uma intervenção Classificação de Intervenção de Enfermagem (NIC) é de 20 minutos. Por esse motivo, 100% da amostra considera muito útil o desenvolvimento de ferramentas de medição de carga de trabalho.

Conclusões:

ratifica-se a necessidade de gerar um instrumento que considere a diversidade de intervenções Classificação de Intervenção de Enfermagem (NIC) que se desenvolvem na sala de parto.

Descritores:
Parteira; Cargas de Trabalho; Intervenções NIC; Instrumento de Medição; Burnout

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br