RESUMO
Objetivos:
Avaliar a efetividade das intervenções NIC “Ensino: Processo de Doença”, “Educação em Saúde” e “Cuidados Cardíacos” na melhora de resultados NOC em indivíduos com Insuficiência Cardíaca (IC), e o Diagnóstico de Enfermagem (DE) “Controle Ineficaz da Saúde”.
Métodos:
Coorte retrospectivo, conduzido num ambulatório de enfermagem de Educação em Saúde. Foram incluídos 14 pacientes com IC acompanhados durante um ano em seis consultas presenciais bimestrais. A efetividade das intervenções foi verificada por meio da mudança dos escores dos resultados por meio dos Testes Não-Paramétricos de Friedman e Análise de Variância Não-Paramétrica para medidas repetidas. O nível de significância adotado foi de 5%.
Resultados:
As intervenções foram implementadas nas consultas com variação das atividades. Houve melhora significativa dos escores dos resultados até a quarta consulta (p<0,001).
Conclusões:
As intervenções foram efetivas na melhora dos resultados em pacientes com IC e no Controle Ineficaz da Saúde.
Descritores:
Educação em Saúde; Educação em Enfermagem; Efetividade; Insuficiência Cardíaca; Diagnóstico de Enfermagem