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Validação da tecnologia educacional brasileira para disseminação de conhecimento sobre a hanseníase para adolescentes

RESUMO

Objetivo:

Elaborar e validar uma tecnologia educacional para adolescentes com hanseníase, focando na prevenção da doença e redução do estigma.

Método:

Inicialmente, um protótipo da tecnologia educacional foi elaborado, e então analisado por 17 adolescentes e 7 pesquisadores especialistas na área de hanseníase e tecnologias educacionais, que responderam a um questionário com questões relacionadas ao tema. Posteriormente, a tecnologia foi aplicada a 43 adolescentes, e um questionário foi entregue antes e após o uso do jogo, para que os escores dos questionários fossem comparados com o teste de Wilcoxon pareado.

Resultados:

Após a coleta de dados com os pesquisadores e adolescentes, as respostas foram submetidas a um tratamento descritivo, e o Índice de Validade de Conteúdo foi calculado, alcançando bom nível de concordância, com valor global de 0,86, embora houvesse melhorias a serem feitas na tecnologia, de acordo com as percepções dos pesquisadores e adolescentes.

Conclusões:

Houve um aumento no conhecimento sobre a hanseníase.

Descritores:
Hanseníase; Comportamento do Adolescente; Promoção da Saúde; Serviços de Saúde Escolar; Tecnologia Educacional

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