Acessibilidade / Reportar erro

Sono e cortisol salivar em prematuros: ensaio clínico, randômico, controlado, cruzado

RESUMO

Objetivo:

Verificar a influência do uso de protetores auriculares nos níveis de cortisol salivar basal e resposta e no tempo total de sono de prematuros durante dois períodos de manejo do ambiente de uma unidade de cuidado intermediário neonatal.

Método:

Ensaio clínico, randomizado, controlado e cruzado conduzido em 12 prematuros. O uso de protetores auriculares foi randomizado em dois períodos. A avaliação do sono foi realizada por meio do polissonígrafo Alice 5 e da observação não estruturada.

Resultados:

Não houve diferença significante entre os níveis de cortisol salivar basal e resposta nos prematuros dos grupos controle e experimental, não havendo também significância estatística entre o tempo total de sono dos dois grupos. Não foi observada relação entre os níveis de cortisol basal e resposta e o tempo total de sono.

Conclusão:

Os protetores auriculares nos prematuros não influenciaram o nível de cortisol salivar e o tempo total de sono nos períodos estudados.

Descritores:
Recém-Nascido Prematuro; Hidrocortisona; Sono; Cuidados de Enfermagem; Estresse Fisiológico

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br