Acessibilidade / Reportar erro

Transtornos mentais comuns e fatores contemporâneos: coorte de nascimentos de 1982

RESUMO

Objetivo:

Descrever a associação de transtorno mental comum aos 30 anos nos membros da coorte de 1982 com variáveis sociodemográficas, tabagismo e eventos estressores.

Método:

Transtorno mental foi identificado pelo Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20). Regressão de Poisson foi utilizada para analisar as associações brutas e ajustadas.

Resultados:

A baixa escolaridade e os eventos estressores aumentaram a frequência de transtorno em ambos os sexos. A menor renda familiar para mulheres e a falta de trabalho para homens também se mantiveram associadas.

Conclusão:

Permitiu descrever a associação de fatores contemporâneos com os transtornos mentais em população jovem, na qual as medidas de prevenção e controle, por meio de políticas públicas propostas nas áreas de Atenção Básica, Saúde Mental e Educação, podem representar uma melhor qualidade de vida e de saúde.

Descritores:
Saúde Mental; Adulto Jovem; Epidemiologia; Associação; Transtornos Mentais

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br