Brennan et al., 2016(1818 Brennan J, McGrady A, Lynch DJ, Schaefer P, Whearty K. A stress management program for higher risk medical students: preliminary findings. Appl Psychophysiol Biofeedback. 2016;41(3):301-05. https://doi.org/10.1007/s10484-016-9333-1 https://doi.org/10.1007/s10484-016-9333-...
) EUA |
Testar um programa de controle do estresse e relaxamento em estudantes de medicina |
Grupo único=42. Intervenção presencial, realizada em 8 sessões, por médico e psicólogo. |
Psicoeducação sobre saúde mental positiva. Estratégias comportamentais: relaxamento muscular, exercícios respiratórios, meditação, imagens guiadas. Exercícios para casa: sim. |
NE: III JBI: 66,6% (MRV) |
Guo et al, 2017(1313 Guo YF, Zhang X, Plummer V, Lam L, Cross W, Zhang JP. Positive psychotherapy for depression and self-efficacy in undergraduate nursing students: a randomized, controlled trial. Int J Ment Health Nurs. 2017;26(4):375-83. https://doi.org/10.1111/inm.12255 https://doi.org/10.1111/inm.12255...
) China |
Testar um programa de Psicoterapia positiva em estudantes de enfermagem. |
Grupo intervenção=34 e Grupo controle=42 Intervenção presencial realizada em subgrupos de 10 a 12 participantes, com 8 sessões de 1,5h por semana, por enfermeiro. |
Psicoeducação sobre saúde mental positiva. Exercícios para casa: sim. |
NE: II JBI: 69,2% (MRV) |
Terp et al., 2019(1919 Terp U, Hjärthag F, Bisholt B. Effects of a cognitive behavioral-based stress management program on stress management competency, self-efficacy and self-esteem experienced by nursing students. Nurse Educ. 2019;44(1):E1-E5. https://doi.org/10.1097/NNE.0000000000000492 https://doi.org/10.1097/NNE.000000000000...
) Suécia |
Testar um programa de gerenciamento do estresse em estudantes de enfermagem. |
Grupo intervenção=117 e Grupo controle=44. Intervenção presencial realizada em 10 sessões de 2h semanais, por psicólogo. |
Terapia cognitivo-comportamental e psicoeducação. Exercícios para casa: sim. |
NE III JBI: 88,8% (BRV) |
Brett et al., 2020(2020 Brett C, Wang K, Lowe SR, White MA. Evaluation and durability of a curriculum-based intervention for promoting mental health among graduate students. Am J Health Educ. 2020;51(6):350-9. https://doi.org/10.1080/19325037.2020.1822240 https://doi.org/10.1080/19325037.2020.18...
) EUA |
Testar um programa de promoção da saúde em estudantes universitários. |
Grupo único=45. Intervenção online, com 12 sessões, um acesso por semana, por psicólogo. |
Educação em saúde/ psicoeducação. Exercícios para casa: sim. |
NE III JBI: 66,6% (MRV) |
Ribeiro et al., 2020(2121 Ribeiro RM, Bragiola JVB, Eid LP, Ribeiro RCHM, Sequeira CADC, Pompeo DA. Impact of an intervention through Facebook to strengthen Self-esteem in nursing students. Rev Latino-Am Enfermagem. 2020;28:e3237. https://doi.org/10.1590/1518-8345.3215.3237 https://doi.org/10.1590/1518-8345.3215.3...
) Brasil |
Testar um programa de fortalecimento da autoestima em estudantes de enfermagem. |
Grupo único=74. Intervenção online, com 10 sessões de 1h30min, 1 vez por semana, por enfermeiro. |
Psicoeducação e persuasão. Exercícios para casa: sim. |
NE III JBI: 55,5% (MRV) |
Severian et al., 2021(2222 Severian P, Melo H, Eid L, Gueroni L, Souza M, Pompeo D. Impact of psychoeducational intervention on nursing students’ perceived self-efficacy. Rev Enferm UERJ. 2021;29(1):e53845. https://doi.org/10.12957/reuerj.2021.53845 https://doi.org/10.12957/reuerj.2021.538...
) Brasil |
Testar um programa de fortalecimento da autoeficácia e autoestima em estudantes de enfermagem |
Grupo único=90. Intervenção presencial, com 10 sessões de 40 min cada, 1 vez por semana, por enfermeiro. |
Psicoeducação e persuasão. Exercícios para casa: sim. |
NE III JBI: 66,6% (MRV) |