Acessibilidade / Reportar erro

O NOVO PAPEL DO ENFERMEIRO

"A resolução que se processa nos países desenvolvidos, após a era datecnologia, é a da informática"" são assertivas de que estamos tomando conhecimento. Enquanto isto, no mundo todo, praticamente, se aceleram mudanças sociais. Os direitos do homem vão ficando mais claros para as diferentes etnias de toda a terra. A saúde é requisito dos mais essenciais à vida.

O III Plano Nacional de Desenvolvimento 1980/85, quanto a nosso setor, estabelece inicialmente: "A orientação básica é a de ampliar e melhorar os serviços de saúde pública, intensificando o combate às endemias e fortalecendo as atividades relacionadas com a medicina preventiva. Paralelamente, far-se-á vasto esforço para reduzir os custos"....

Maior número, gradualmente, de enfermeiros e de demais pessoal de enfermagem deverá ser absorvido pelos programas de interiorização das ações de saúde e saneamento, os quais se expandem, aos poucos, no País.

A partir do Plano Decenal de Saúde para as Américas, deve haver assistência primária cada vez mais. Tal assistência foi assim definidas por peritos da Organização Pan-Americana de Saúde/OMS (1976): "É o conjunto de ações pouco complexas, mas efetivas, que se põe à disposição do indivíduo, família e comunidade para promover e conservar a saúde, assim como para repará-la e prevenir a doença. Usualmente é o meio através do qual se facilita o acesso do usuário a níveis de assistência mais complexos e custosos"

Este tempo atual é o de mudança do papel do enfermeiro. No interior do Brasil, ao balcão da farmácia (no qual não está, de regra, o farmacêutico, mas sim uma pessoa prática) e aos tratamentos caseiros acorrem as camadas mais numerosas dos habitantes. O enfermeiro é o profissional de saúde possivelmente mais adequado para a assistência primária. É escasso. Sua distribuição pelos serviços de saúde é de grande interesse para que se cumpram os programas do setor.

O enfermeiro deverá, daqui por diante, ser graduado de tal modo que fique receptivo às idéias novas, democráticas, de saúde para todos. É toda uma geração de brasileiros a procurar caminhos novos, soluções novas. Cremos que todos nós compreenderemos ter chegado o tempo de se nos tornarmos úteis a nosso país e a nossa gente.(H.G.D.)

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Oct-Dec 1979
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br