Acessibilidade / Reportar erro

Transtornos mentais comuns em técnicos de Enfermagem de um hospital universitário

RESUMO

Objetivo:

Verificar a prevalência de transtornos mentais comuns em técnicos de enfermagem e fatores associados.

Método:

Estudo transversal, analítico, realizado em um hospital universitário. Utilizaram-se um questionário composto por variáveis sociodemográficas, de formação e ocupacionais e o Self Reporting Questionnaire-20 para verificar a presença de transtornos mentais comuns. Realizou-se a análise de associação por meio do teste de qui-quadrado, com nível de significância de 5%.

Resultados:

Participaram 280 técnicos de enfermagem. A prevalência de transtornos mentais comuns foi de 46,9%. As variáveis renda familiar (p=0,021) e trabalho exclusivo na área da saúde (p<0,001) apresentaram-se associadas ao desfecho. Observou-se maior prevalência de TMC entre os indivíduos com renda familiar inferior a quatro salários mínimos (RP=1,41) e entre os profissionais que trabalhavam exclusivamente na área de saúde (RP=1,95).

Conclusão:

Aproximadamente metade dos técnicos de enfermagem de hospital universitário apresentou transtornos mentais comuns, que foram associados a aspectos econômico e ocupacional.

Descritores:
Transtornos Mentais; Saúde Mental; Saúde do Trabalhador; Técnicos de Enfermagem; Hospitais Universitários

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br