Acessibilidade / Reportar erro

Problemas éticos na teleconsulta de Enfermagem às pessoas com HIV na pandemia de Covid-19

RESUMO

Objetivos:

compreender os problemas éticos vivenciados por enfermeiros da atenção primária à saúde no uso da teleconsulta de enfermagem às pessoas que vivem com o vírus da imunodeficiência humana na pandemia do coronavírus.

Métodos:

pesquisa qualitativa, ancorada na Teoria Fundamentada nos Dados Construtivista. Os dados foram coletados entre julho e setembro de 2020, com 17 participantes.

Resultados:

a primeira categoria evidencia os problemas éticos na realização de teleconsultas, no manejo da alta demanda, barreiras na comunicação e riscos relacionados à segurança dos dados. A segunda enfatiza potencialidades da teleconsulta na comunicação e acesso, por gerar mudanças no processo de trabalho e uso de protocolos para orientação da prática clínica.

Conclusões:

o trabalho do enfermeiro na modalidade digital requer qualificação profissional, com vistas a estimular a reflexão sobre a prática da teleconsulta, a deliberação ético-moral e o combate ao estigma, bem como a adoção de condutas centradas na segurança dos dados.

Descritores:
Ética em Enfermagem; Consulta Remota; HIV; Enfermeiras e Enfermeiros; Covid-19

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br