Resumos
Analise da produção científica dos docentes de enfermagem e dos discentes da pós-graduação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1974-1992. Objetivou-se identificar as linhas de pesquisa e seus pesquisadores, na perspectiva da formação de núcleos de pesquisa em enfermagem. A produção científica correspondeu às publicações e/ou apresentações em eventos científico-culturais e monografias, teses ou dissertações. O objeto de 159 trabalhos de docentes e 27 de discentes foram classificados segundo as prioridades de pesquisa do CNPq / ABEn. Encontrou-se tendência para três vertentes, consideradas linhas de pesquisa emergentes: recursos humanos em enfermagem, fundamentação da assistência e enfermagem como prática social. Os resultados subsidiam o planejamento do programa de pós-graduação em enfermagem da UFRN.
Description study of the scientific production of the faculty and specialization students of the Federal University ofthe State of Rio Grande do Norte from 1974 to 1992. The objective was to organize the knowledge produced and identify the research teams. A total of 159 faculty works and 27 student monographs were classified according to its theme and the CNPq/ABEn research priorities. It was found that there is a strong tendency for research in three areas: human resources in nursing, fundamentals of nursing care, and nursing as a social institution. The results are being used to orient the planning of the graduate program presently being conducted.
ARTIGOS
O objeto da produção científica em enfermagem na universidade federal do rio grande do norte* * Trabalho apresentado como tema livre no 45º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Recife-PE 28 de Novembro a 3 de Dezembro de 1993. ,
Bertha Cruz Enders
Doutora em Enfermagem, Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
RESUMO
Analise da produção científica dos docentes de enfermagem e dos discentes da pós-graduação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1974-1992. Objetivou-se identificar as linhas de pesquisa e seus pesquisadores, na perspectiva da formação de nucleos de pesquisa em enfermagem. A produção científica correspondeu às publicações e/ou apresentações em eventos científico-culturais e monografias, teses ou dissertações. O objeto de 159 trabalhos de docentes e 27 de discentes foram classificados segundo as prioridades de pesquisa do CNPq / ABEn. Encontrou-se tendência para três vertentes, consideradas linhas de pesquisa emergentes: recursos humanos em enfermagem, fundamentação da assistência e enfermagem como prática social. Os resultados subsidiam o planejamento do programa de pós-graduação em enfermagem da UFRN.
ABSTRACT
Description study of the scientific production of the faculty and specialization students of the Federal University ofthe State of Rio Grande do Norte from 1974 to 1992. The objective was to organize the knowledge produced and identify the research teams. A total of 159 faculty works and 27 student monographs were classified according to its theme and the CNPq/ABEn research priorities. It was found that there is a strong tendency for research in three areas: human resources in nursing, fundamentals of nursing care, and nursing as a social institution. The results are being used to orient the planning of the graduate program presently being conducted.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. ALMEIDA, Maria Cecilia Puntel. A pós-graduação em enfermagem no Brasil - situação atual. Rev. Lat. Am. Enf., v. 1, n. 1, p. 43-50, janeiro 1993.
2. ______ , ROCHA, Juan Stuardo Y. O saber de enfermagem e sua dimensão prática. São Paulo: Cortez, 1986. 128p.
3. ______ , STEAGALL-GOMES. Daisly L.. RUFINO, Márcia C., SILVA, Graciette B. A produção do conhecimento na pós-graduação em Enfermagem no Brasil. In: Congresso Brasileiro de Enfermagem. 33, Manaus, 1981. Anais... Manaus: ABEn, 1981. 174p. p. 110-28.
4. ANGERAMI, Emília Saporiti. O mister da investigação do enfermeiro. Rev. Lat. Am. Enf., Ribeiro Preto, v. 1, n. 1, p. 11-22, Janeiro 1993.
5. BARREIRA, leda de Alencar. Informativo: Enfermagem & CNPq, CNPq., novembro 1991. 11p. (Mimeo. )
6. ______. A pesquisa em enfermagem no Brasil e sua posição em agência federal de fomento. Rev. Lat. Am. Enf., Ribeirão Preto, v. 1, n. 1, p. 51-57, janeiro 1993.
7. CARPER, Barbara A. Fundamental pattems of knowing in nursing. Advances in Nursing Science, Gennantown, Maryland, v. 1. n 1, p. 12-23, october 1978.
8. CNPq. Avaliação & Perspectivas, Volume 6, Ciências da saúde. Brasilia: CNPq, Coordenação Editorial, 1983. 38. Enfermagem, p. 135-191.
9. ENDERS, Bertha C. Situação atual e perspectiva do ensino de graduação e pós-graduação no Departamento de Enfermagem de UFRN. Apresentado na I Reunião do Núcleo de Pós-Graduação em Enfermagem do Nordeste, Salvador, Bahia, 2-4 de abril, 1991. (Mimeo)
10. KISIL, Marcos. A Fundação W.K. Kellogg e o desenvolvimento da enfermagem na América Latina. Rev. Lat. Am. Enf., Ribeirão Preto, v. 1, n. 1, p. 37-42,janeiro 1993.
11. ROCHA, Semiramis Melani M., ALMEIDA, M. Cecília Puntel, WRIGHT, Maria da Glória M., VIEIRA, Terezinha Teixeira. O ensino de pós-graduação. São Paulo: Cortez, 1989. Cadernos de Enfermagem, 3. 62p.
Recebido para publicação em 4.12.93
ANEXO
Prioridades de pesquisa em enfermagem - CNPq/ABEn (BARREIRA, 1991)
Área 1 Profissional
LINHA 1 -A Enfermagem como prática social
Objeto de trabalho da enfermagem
Relação do enfermeiro com sua clientela
Espaço do enfemeiro no mercado de trabalho
Fatores culturais, históricos, politicos, sociais, econômicos, determinantes do desenvolvimento profissional.
LINHA 2 - Formação e Utilização de Recursos Humanos em Enfermagem
Curriculos de enfermagem
Adequação do enfermeiro à prática profissional.
Integração docente-assistencial.
Metodologia do ensino-aprendizagem e avaliação desse processo
Relação mercado de trabalho e enfermagem
Divisão social do trabalho
Força de trabalho e recursos humanos (quantitativos e qualitativos)
Perfis de estudantes dos cursos de enfermagem.
Área 2 - Assistencial
LINHA 1 - Fundamentavao da Assistencia, Tecnologia e Instrumentavao
Renovação de procedimentos e metodologias
Desenvolvimento e testagem de teorias e conceitos de enfermagem
Adequação de recursos tecnológicos.
LINHA 2 - Autocuidado a Saúde
Respostas a perguntas sobre condições de ajudar às pessoas
Difusão do conhecimento sobre saúde.
LINHA 3 - Riscos da Assistência de Enfermagem
Danos ou prejuízos causados à clientela
LINHA 4 - Determinantes do Processo Saúde-Doença
Estilo de vida e saude das populações
Necessidades e problemas da clintela
Crenças, atitudes, comportamentos e necessidades em saúde
Estudos epidemiologicos de morbidade e mortalidade
Área 3 - Estrutura, Organização e Funcionamento das Instituições de Saúde
LINHA 1 - Modelos de Assistencia de Enfermagem
Criação e implantação de modelos de assistência
Custo/eficiência desses modelos
LINHA 2 - Oferta, Acessibilidade e Utilização de Servços de Saúde
Oferta, demanda dos serviços de saúde
Distribuição, acessibilidade, expansão de cobertura e utilização dos serviços de saúde
Organização de serviços
LINHA 3 - Sistema de Informação em Enfermagem
Informática e enfermagem
Sistema de comunicação
Sistema de divulgação e documentação de enfermagem
LINHA 4 - Incorporação de Conhecimento a Prática Profissional
Produção e utilização do conhecimento de enfermagem
Utilização de conhecimentos produzidos na melhoria da prática profissional
LINHA 5 - Dinâmica das Organizações
Organização em movimento
Conflitos
Lideranças
Trabalhos em equipe multi-profissional
Fonte: BARREIRA, leda de Alencar. Informativo: Enfermagem & CNPq. CNPq, novembro, 1991. 11p. (Mimeo)
- 1. ALMEIDA, Maria Cecilia Puntel. A pós-graduação em enfermagem no Brasil - situação atual. Rev. Lat. Am. Enf., v. 1, n. 1, p. 43-50, janeiro 1993.
- 2. ______ , ROCHA, Juan Stuardo Y. O saber de enfermagem e sua dimensão prática. São Paulo: Cortez, 1986. 128p.
- 3. ______ , STEAGALL-GOMES. Daisly L.. RUFINO, Márcia C., SILVA, Graciette B. A produção do conhecimento na pós-graduação em Enfermagem no Brasil. In: Congresso Brasileiro de Enfermagem. 33, Manaus, 1981. Anais... Manaus: ABEn, 1981. 174p. p. 110-28.
- 4. ANGERAMI, Emília Saporiti. O mister da investigação do enfermeiro. Rev. Lat. Am. Enf., Ribeiro Preto, v. 1, n. 1, p. 11-22, Janeiro 1993.
- 5. BARREIRA, leda de Alencar. Informativo: Enfermagem & CNPq, CNPq., novembro 1991. 11p. (Mimeo.
- 6. ______. A pesquisa em enfermagem no Brasil e sua posição em agência federal de fomento. Rev. Lat. Am. Enf., Ribeirão Preto, v. 1, n. 1, p. 51-57, janeiro 1993.
- 7. CARPER, Barbara A. Fundamental pattems of knowing in nursing. Advances in Nursing Science, Gennantown, Maryland, v. 1. n 1, p. 12-23, october 1978.
-
8CNPq. Avaliação & Perspectivas, Volume 6, Ciências da saúde. Brasilia: CNPq, Coordenação Editorial, 1983. 38. Enfermagem, p. 135-191.
- 9. ENDERS, Bertha C. Situação atual e perspectiva do ensino de graduação e pós-graduação no Departamento de Enfermagem de UFRN Apresentado na I Reunião do Núcleo de Pós-Graduação em Enfermagem do Nordeste, Salvador, Bahia, 2-4 de abril, 1991. (Mimeo)
- 10. KISIL, Marcos. A Fundação W.K. Kellogg e o desenvolvimento da enfermagem na América Latina. Rev. Lat. Am. Enf., Ribeirão Preto, v. 1, n. 1, p. 37-42,janeiro 1993.
- 11. ROCHA, Semiramis Melani M., ALMEIDA, M. Cecília Puntel, WRIGHT, Maria da Glória M., VIEIRA, Terezinha Teixeira. O ensino de pós-graduação São Paulo: Cortez, 1989.
- Cadernos de Enfermagem, 3. 62p.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
26 Fev 2015 -
Data do Fascículo
Dez 1993
Histórico
-
Recebido
04 Dez 1993