Acessibilidade / Reportar erro

Dinâmicas da rede social das jovens transexuais femininas que (con)vivem com HIV/aids

RESUMO

Objetivo:

analisar a rede social de jovens transexuais femininas que convivem com HIV/aids.

Método:

estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, fundamentado na Teoria de Rede Social, desenvolvido em um hospital de referência para HIV/aids, com seis mulheres transexuais. As entrevistas individuais foram gravadas e transcritas, e os dados foram submetidos a análise de similitude pelo software IRaMuTeQ.

Resultados:

observaram-se as seguintes categorias: 1) dinâmicas da rede social primária e os desafios sociais; 2) dinâmicas da rede social secundária e o preconceito institucional.

Considerações finais:

a dinâmica da rede social está alicerçada na falta de suporte das redes primárias e secundárias, e o processo de contenção limita o alcance da qualidade de vida e a emancipação social. Tratar deste tema irá oportunizar a visibilidade das jovens transexuais para o enfrentamento das vulnerabilidades e para garantia dos direitos humanos.

Descritores:
Cuidados de Enfermagem; Enfermagem Familiar; Infecções por HIV; Apoio Social; Pessoas Transgênero

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br