Acessibilidade / Reportar erro

Fatores de risco para uso de substâncias: percepção de líderes estudantis

RESUMO

Objetivo:

analisar a percepção dos líderes estudantis da graduação em enfermagem sobre as motivações e/ou fatores de risco para o consumo de substâncias no ambiente universitário.

Método:

estudo qualitativo, transversal, descritivo desenvolvido em um campus universitário no interior de São Paulo. Participaram 30 membros das entidades ligadas ao curso de Enfermagem. Utilizou-se questionário, entrevista semiestruturada, e as informações foram submetidas a análise de conteúdo.

Resultados:

a influência do ambiente sociocultural foi o elemento central nos resultados. As circunstâncias do contexto, algumas condições que propiciam o uso de substâncias e as expectativas dos estudantes em relação ao uso foram percebidas como fatores de risco, destacando a influência dos amigos (96%), curiosidade e busca de diversão (93%).

Considerações finais:

alternativas no contexto universitário, conjuntamente às lideranças estudantis, visando reduzir a exposição ao sofrimento físico e psicológico, constituem recursos importantes para prevenir o uso abusivo de substâncias.

Descritores:
Estudantes de Enfermagem; Fatores de Risco; Consumo de Álcool na Faculdade; Drogas Ilícitas; Saúde Mental

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br