Acessibilidade / Reportar erro

Gravidez na adolescência: da prática disciplinadora à pedagogia libertadora

Embarazo en la adolescencia: de la práctica disciplinadora a la pedagogía livertadora

Teenage pregnancy: from disciplinary practice to a pedagogy commited to freedom

Resumos

A proposta deste artigo é relatar as atividades de educação em saúde desenvolvidas em uma escola básica de São Leopoldo, como parte da metodologia de uma investigação sobre gravidez na adolescência. Nosso objetivo é discutir as concepções de educação em saúde, presentes nas abordagens sobre sexualidade no espaço escolar e relatar uma experiência de articulação entre pesquisa e saúde escolar. As oficinas, enquanto espaços de coleta dos dados, envolvendo 836 estudantes da 3ª a 8ª série do ensino fundamental, seus professores e acadêmicos do curso de pedagogia, demonstraram que é possível, partindo de uma prática libertadora, desenvolver a educação em saúde. Embasada em concepções da pesquisa conscientizante, a investigação se propôs a contribuir na formação de sujeitos comprometidós e responsáveis por suas escolhas, articulando pesquisa e educação em saúde no espaço da escola básica.

educação em saúde; sexualidade; adolescência


La propuesta de este artículo es relatar las actividades de educación para la salud desarrolladas por una escuela de enseñanza básica en São Leopoldo, como parte de la metodología de una investigación sobre el embarazo en la adolescencia. Nuestro objetivo es discutir las concepciones de educación en salud que están presentes en los planteamientos sobre sexualidad, en un ambiente escolar y relatar una experiencia que articula investigación y salud escolar. Las oficinas, en cuanto a espacios para la recogida de datos, reunieron 836 estudiantes de las 3as. a las 8as. series de la enseñanza fundamental, sus professores y académicos del curso de pedagogía y demostraron que es posible, a partir de una práctica libertadora desarrollar la educación en salud. Basada en las concepciones de una investigación concienciadora, el trabajo se propone a contribuir en la formación de sujetos comprometidos y responsables por sus acciones, a la par que articula investigación y educación en la salud dentro del ámbito de la escuela básica.

educación en salud; sexualidad; adolescencia


The purpose of this article is to narrate educational activities in the health area, developed in an elementary school in Sao Leopoldo, as part of the methodology of an investigation about teenage pregnancy. Our goal is to discuss health educational conceptions, which are present in school sexuality approaches, and also report an experience which linked research and health in school. Workshops, based on a liberating conception of pedagogy, were the source of data collection. The experience involved 836 students from 3rd to 8th grade, as well as their teachers and pedagogy academicians, and proved to be an efficient mean of education for health. The formation of individuals compromised e responsible for his/her choices concerning health was also one of the objectives of this investigation.

education for health; sexuality; adolescents/teenagers


ARTIGOS

Gravidez na adolescência: da prática disciplinadora à pedagogia libertadora

Teenage pregnancy: from disciplinary practice to a pedagogy commited to freedom

Embarazo en la adolescencia: de la práctica disciplinadora a la pedagogía livertadora

Jussara Gue MartiniI; Cristiano GregisII; Luciane JardimIII

IEnfermeira; Doutoura em Educação; Professora Titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos-Unisinos

IIAcadêmico de Enfermagem. Bolsista de Iniciação Científica Unibic

IIIAcadêmica de Pedagogia. Bolsista da FAPERGS

RESUMO

A proposta deste artigo é relatar as atividades de educação em saúde desenvolvidas em uma escola básica de São Leopoldo, como parte da metodologia de uma investigação sobre gravidez na adolescência. Nosso objetivo é discutir as concepções de educação em saúde, presentes nas abordagens sobre sexualidade no espaço escolar e relatar uma experiência de articulação entre pesquisa e saúde escolar. As oficinas, enquanto espaços de coleta dos dados, envolvendo 836 estudantes da 3ª a 8ª série do ensino fundamental, seus professores e acadêmicos do curso de pedagogia, demonstraram que é possível, partindo de uma prática libertadora, desenvolver a educação em saúde. Embasada em concepções da pesquisa conscientizante, a investigação se propôs a contribuir na formação de sujeitos comprometidós e responsáveis por suas escolhas, articulando pesquisa e educação em saúde no espaço da escola básica.

Palavras-chave: educação em saúde, sexualidade, adolescência

ABSTRACT

The purpose of this article is to narrate educational activities in the health area, developed in an elementary school in Sao Leopoldo, as part of the methodology of an investigation about teenage pregnancy. Our goal is to discuss health educational conceptions, which are present in school sexuality approaches, and also report an experience which linked research and health in school. Workshops, based on a liberating conception of pedagogy, were the source of data collection. The experience involved 836 students from 3rd to 8th grade, as well as their teachers and pedagogy academicians, and proved to be an efficient mean of education for health. The formation of individuals compromised e responsible for his/her choices concerning health was also one of the objectives of this investigation.

Keywords: education for health, sexuality, adolescents/teenagers

RESUMEN

La propuesta de este artículo es relatar las actividades de educación para la salud desarrolladas por una escuela de enseñanza básica en São Leopoldo, como parte de la metodología de una investigación sobre el embarazo en la adolescencia. Nuestro objetivo es discutir las concepciones de educación en salud que están presentes en los planteamientos sobre sexualidad, en un ambiente escolar y relatar una experiencia que articula investigación y salud escolar. Las oficinas, en cuanto a espacios para la recogida de datos, reunieron 836 estudiantes de las 3as. a las 8as. series de la enseñanza fundamental, sus professores y académicos del curso de pedagogía y demostraron que es posible, a partir de una práctica libertadora desarrollar la educación en salud. Basada en las concepciones de una investigación concienciadora, el trabajo se propone a contribuir en la formación de sujetos comprometidos y responsables por sus acciones, a la par que articula investigación y educación en la salud dentro del ámbito de la escuela básica.

Palavras clave: educación en salud, sexualidad, adolescencia

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

1 Para melhor compreensão deste tema: MARTINI, Jussara Gue. Representações sociais sobre o fracasso escolar dos alunos e professores brasileiros e chilenos. Porto Alegre: UFRGS, 1999. (Tese Doutorado)

  • AEROSA, Sastre A. et al. Should we change our point of view on pregnancy in adolescence? Toledo, Espanha: Aten Primária, v. 22, n.6, p. 371-4, out. 1998.
  • ALISKI, Ayr. Educação Sexual vira prioridade. Zero Hora. Porto Alegre, 02 set. 1998. Reportagem Especial, p.6.
  • BANDEIRA, Catia. Jovens transam cada vez mais cedo. Zero Hora. Porto Alegre, 02 set. 1998. Reportagem Especial, p.4.
  • BRASIL. Secretaria de educação fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação de temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
  • ______. Ministério da Saúde. Programa de Saúde do Adolescente. Brasília: MS, 1997.
  • ______. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Brasília: IBGE, 1997.
  • BRITZMAN, Deborah. Curiosidade, sexualidade e currículo. In: LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.p.83-111.
  • COLI, Maria da Graça; SALTO, R. Saúde Escolar, Goiânia: AB, 1986.
  • CONNOLY, G. et al. Teenage pregnancy in the Rotunda Hospital. Dublin, Ir Med J., v. 91, n. 6, p. 209-12, dec. 1998.
  • FOUCAULT, Michel. The history of sexuality - an introduction. London: Penguin, 1990.
  • GASTALDO, Denise. É a educação em saúde "saudável"? Educação & realidade. Porto Alegre, v.22, n. 1, p.147-168, jan/jun. 1997.
  • GAVIDIA, Valentin. A construção do conceito de transversalidade: Revista Pátio, v.2, n.5, p.52-55, mai/jul. 1998.
  • HUMBERT, Colette; MERLO, Jean. L'Enquête conscientisante: problèmes et méthodes. Paris: Librairie L'Harmattan, 1978.
  • LAO, T.T.; Hol, L.F. Obstetric outcome of teenage Hong Kong, Hum Reprod., v.13, n.11, p.3228-32, nov. 1998.
  • OLIVEIRA, Dora Lúcia. O fenômeno da sexualidade adolescente: conceito, contextualização e análise. Rev. Gaúcha de Enfermagem. Porto Alegre, v. 16, n. 1-2, p.94-97, jan./dez. 1995.
  • ROTH, J. et al. The risk of teen mothers having low birthday weigert babies: implications of recent medical research for School health personnel. Flórida, USA, TSCH Health, v.68, n.7, p.271-5, sep. 1998.
  • VILLELA, Wilza. Oficinas de sexo mais seguro para mulheres. São Paulo: NUPAIDS, 1996. (Núcleo de estudos de prevenção da Aids).
  • XAVIER, Dulcinéia; ÁVILA, Maria Bethânia; CORREA, Sônia. Questões feministas para a ordem médica: o feminismo e o conceito de saúde integral. In: LABRA, Maria Eliana. (Org.) Mulher, Saúde e Sociedade no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1989. p.203-222.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    02 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 1999
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br