C - Acesso de Primeiro Contato |
C1. O seu serviço de referência fica aberto no sábado ou no domingo? |
3,59 |
C2. O seu serviço de referência fica aberto pelo menos algumas noites de dias úteis até as 20h? |
4,91 |
C3. Quando o seu serviço de referência está aberto e você adoece, alguém de lá atende você no mesmo dia? |
5,31 |
C4. Quando o seu serviço de referência está aberto, atende pelo telefone se precisar? |
2,90 |
C5. Quando o seu serviço de referência está fechado, para onde você pode ligar quando fica doente? |
4,16 |
C6. Quando o seu serviço de referência está fechado no sábado e domingo e você fica doente, alguém desse serviço atende você no mesmo dia? |
0,74 |
C7. Quando o seu serviço de referência está fechado e você fica doente durante a noite, alguém desse serviço atende você naquela noite? |
3,51 |
C8. É fácil marcar hora para uma consulta de revisão no seu serviço de referência? |
5,66 |
C9. Quando você chega no seu serviço de referência, você tem que esperar mais de 30 minutos para consultar com o médico ou enfermeiro (sem contar triagem e acolhimento?) |
3,03 |
C10. Você tem que esperar por muito tempo no seu serviço de referência? |
3,12 |
C11 - É difícil para você conseguir atendimento médico do seu serviço de referência quando pensa que é necessário? |
3,73 |
C12. Quando você tem que ir ao seu serviço de saúde de referência, você tem que faltar ao trabalho ou à escola? |
4,31 |
D - Longitudinalidade |
D1. Quando você vai ao seu serviço de referência, é o mesmo médico ou enfermeiro que atende você todas as vezes? |
4,33 |
D3. O seu “médico/enfermeiro” responde suas perguntas de maneira que você entenda? |
5,32 |
D4. Se você tiver uma pergunta, pode telefonar e falar com o médico ou enfermeiro que conhece você melhor? |
3,71 |
D5. O seu “médico/enfermeiro” lhe dá tempo suficiente para falar sobre as suas preocupações ou problemas? |
6,14 |
D6. Você se sente à vontade contando as suas preocupações ou problemas ao seu “médico/enfermeiro”? |
6,15 |
D7. O seu “médico/enfermeiro” conhece você mais como pessoa do que somente como alguém com um problema de saúde? |
3,99 |
D8. O seu “médico/enfermeiro” sabe quem mora com você? |
3,80 |
D9. O seu “médico/enfermeiro” sabe quais problemas são mais importantes para você? |
4,33 |
D10. O seu “médico/enfermeiro” conhece a sua história clínica (história médica) completa? |
6,17 |
D11. O seu “médico/enfermeiro” sabe a respeito do seu trabalho ou emprego? |
3,91 |
D12. O seu “médico/enfermeiro” saberia de alguma forma se você tivesse problemas em obter ou pagar por medicamentos que você precisa? |
3,93 |
D13. O seu “médico/enfermeiro” sabe a respeito de todos os medicamentos que você está tomando? |
4,09 |
D14. Você mudaria do seu serviço de referência para outro serviço de saúde se isso fosse muito fácil de fazer? |
3,17 |
E - Coordenação - Integração de Cuidados |
E3. O seu serviço de referência sabe que você fez essas consultas com este especialista ou serviço especializado? |
5,54 |
E4. O seu “médico/enfermeiro” discutiu com você diferentes serviços onde você poderia ser atendido para este problema de saúde? |
4,19 |
E7. O seu serviço de referência sabe quais foram os resultados desta consulta? |
3,94 |
|
E8. Depois que você foi a este especialista ou serviço especializado, o seu “médico/enfermeiro” conversou com você sobre o que aconteceu durante esta consulta? |
2,37 |
E9. O seu “médico/enfermeiro” pareceu interessado na qualidade do cuidado que lhe foi dado (perguntou-lhe se você foi bem ou mal atendido por este especialista ou serviço especializado)? |
2,62 |
F - Coordenação - Sistema de Informações |
F1. Quando você vai ao seu serviço de referência, você leva algum dos registros de saúde ou boletins de atendimento que você recebeu no passado? (Exemplificar se não entender “registro”: fichas de atendimento de emergência, resultado de exames de laboratório) |
2,51 |
F2. Quando você vai ao seu serviço de referência, o seu prontuário (história clínica) está sempre disponível na consulta? |
6,31 |
F3. Você poderia ler (consultar) o seu prontuário/ficha se quisesse no seu serviço de referência? |
4,52 |
G - Integralidade - Serviços Disponíveis |
G1. Respostas a perguntas sobre nutrição ou dieta. |
4,11 |
G2. Verificar se sua família pode participar de algum programa de assistência social ou benefícios sociais. |
3,67 |
G3. Programa de suplementação nutricional (p.ex., leite, alimentos) |
2,69 |
G6. Tratamento dentário |
6,35 |
G8. Aconselhamento ou tratamento para uso prejudicial de drogas (lícitas ou ilícitas — p.ex., álcool, cocaína, remédios para dormir) |
3,21 |
G9. Aconselhamento para problemas de saúde mental |
3,48 |
G10. Sutura de um corte que necessite de pontos |
1,56 |
G11. Aconselhamento e solicitação de teste anti-HIV |
3,50 |
G12 Identificação (algum tipo de avaliação) de problemas auditivos (para escutar) |
2,44 |
G13. Identificação (algum tipo de avaliação) de problemas visuais (para enxergar) |
2,74 |
G14. Colocação de tala (p.ex., para tornozelo torcido) |
3,98 |
G15. Remoção de verrugas |
3,09 |
G17. Aconselhamento sobre parar de fumar |
3,99 |
|
G19. Remoção de unha encravada |
3,87 |
G20. Aconselhamento sobre as mudanças que acontecem com o envelhecimento (p.ex., diminuição da memória, risco de cair) |
4,31 |
G21. Orientações sobre cuidados no domicílio para alguém da sua família, como curativos, troca de sondas, banho na cama |
6,59 |
G22. Orientação sobre o que fazer caso alguém de sua família fique incapacitado e não possa tomar decisões sobre sua saúde (doação de órgãos caso alguém de sua família fique incapacitado para decidir, em estado de coma por exemplo) |
3,42 |
H - Integralidade - Serviços Prestados |
H1. Conselhos sobre alimentação saudável ou sobre dormir suficientemente |
3,07 |
H2. Segurança no lar — como guardar medicamentos em segurança |
2,56 |
H3. Aconselhamento sobre o uso de cinto de segurança ou assentos seguros para crianças ao andar de carro |
1,00 |
H4. Maneiras de lidar com conflitos de família que podem surgir de vez em quando |
2,06 |
H5. Conselhos a respeito de exercícios físicos apropriados para você |
5,68 |
H6. Testes de sangue para verificar os níveis de colesterol |
2,71 |
H7. Verificar e discutir os medicamentos que você está tomando |
6,47 |
H8. Possíveis exposições a substâncias perigosas (p.ex., veneno para formiga/rato, água sanitária) no seu lar, no trabalho ou na vizinhança |
2,25 |
H9. Perguntar se você tem uma arma de fogo e orientar sobre como guardá-la em segurança |
1,95 |
H10. Como prevenir queimaduras |
3,40 |
H11. Como prevenir quedas |
3,85 |
H12. Só para mulheres: como prevenir osteoporose ou ossos frágeis |
2,79 |
H13. Só para mulheres: o cuidado de problemas comuns da menstruação ou menopausa |
5,41 |
I - Orientação Familiar |
I1. O seu “médico/enfermeiro” lhe pergunta sobre suas ideias e opiniões (sobre o que você pensa) ao planejar o tratamento e cuidado para você ou para um membro da sua família? |
5,99 |
I3. O seu “médico/enfermeiro” se reuniria com membros de sua família se você achasse necessário? |
4,53 |
J - Orientação Comunitária |
J2. O seu serviço de referência conhece os problemas de saúde importantes na sua vizinhança? |
4,36 |
J3. O seu serviço de referência ouve opiniões e ideias de comunidade de como melhorar os serviços de saúde? |
3,07 |
J4. Faz pesquisas com os pacientes para ver se os serviços estão atendendo todas as necessidades das pessoas? |
2,77 |
J5. Faz pesquisas na comunidade para identificar problemas de saúde que ele deveria conhecer? |
2,60 |
J6. Convida você e sua família para participar do Conselho Local de Saúde (Conselho Gestor/Conselho de Usuários)? |
2,51 |