Acessibilidade / Reportar erro

Fatores socioeconômicos relacionados à hanseníase: revisão integrativa da literatura

RESUMO

Objetivo:

Investigar na literatura a relação dos fatores socioeconômicos na ocorrência da doença e outros desfechos relacionados à hanseníase.

Método:

Revisão integrativa realizada nas bases de dados Lilacs, Medline, Scopus e na biblioteca on-line SciELO com estudos de 2000 a 2016.

Resultados:

Foram incluídos 32 estudos. Apenas pesquisas que analisaram associações estatísticas dos fatores socioeconômicos e os desfechos relacionados à hanseníase foram selecionadas.

Conclusão:

A hanseníase sofre grande influência do contexto social em que o doente está inserido, as chances de exposição ao adoecimento são resultantes de um conjunto de aspectos não apenas individuais, mas também de contextos ou condições coletivas. É imperativo à Enfermagem, como parte essencial da equipe multiprofissional incumbida, para o cuidado e vigilância da doença, reconhecer esses fatores para predizer desfechos desfavoráveis e construir novas práticas capazes de reduzir iniquidades.

Descritores:
Hanseníase; Fatores Socioeconômicos; Saúde Pública; Revisão; Doenças Negligenciadas

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br