Recomendações para o enfrentamento da disseminação da COVID-19 em Instituições de Longa Permanência para Idosos

Rosimere Ferreira Santana Marcos Barragan da Silva Daniela Aparecida da Silva Rebouças Marcos Cristiane dos Santos Rosa Willi Wetzel Junior Romulo Delvalle Sobre os autores

RESUMO

Objetivo:

elaborar um protocolo de recomendações para o enfrentamento da disseminação da COVID-19 em Instituições de Longa Permanência para Idosos.

Método:

estudo de recomendações de especialistas utilizando-se um formulário estruturado aplicado por meio da Técnica Delphi, obtendo-se 100% de concordância entre os profissionais após quatro rodadas de análise. A população foi constituída por seis enfermeiros membros do Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica da Associação Brasileira de Enfermagem.

Resultados:

o protocolo foi estruturado em um núcleo de intervenções de enfermagem para o enfrentamento da disseminação da COVID-19 em Instituições de Longa Permanência para Idosos, consistindo em 8 ações.

Considerações finais:

o protocolo poderá auxiliar os enfermeiros gestores a organizar a assistência para enfrentar a pandemia, que pode ser adaptável a cada realidade, facilitando o treinamento das equipes de enfermagem e saúde.

Descritores:
Cuidados de Enfermagem; Instituição de Longa Permanência para Idosos; Enfermagem Geriátrica; COVID-19; Coronavírus

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br
Accessibility / Report Error