Pessoa- a pessoa em desenvolvimento |
Crescimento e Desenvolvimento da criança |
Situações no cotidiano da criança |
[...] ele come bem, come sozinho, não dá trabalho. (E7)
[...] come mais na televisão,assistindo. (E3)
[...] ele dorme bem, dorme a noite toda [...]. (E7)
Ele dorme na mesma cama comigo. (E5)
[...] dificuldade às vezes de colocar pra dormir, às vezes ele quer ir até tarde [...]. (E7)
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Conceituando desenvolvimento da criança |
[...] eu acho que é a criança aprendendo as coisas, desenvolvendo as coisas. (E1)
[...] é a criança ser esperto, ser inteligente, ser desenrolado. (E3)
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Processo- relações parentais entre cuidador e criança |
Processo: relações entre cuidadores e crianças |
Interações no cuidado, brincadeiras e apoio à aprendizagem |
[...] meu papel dentro da casa acho que é de cuidar deles, de fazer as coisas da casa, de brincar com eles, ensinar as coisas deles, fazer as tarefas [...]. (E6)
Eu gosto de cuidar dos meus filhos, de dar atenção a eles. (E6)
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Desgaste do cuidador |
Eu não me vejo muito mãe, eu me vejo mais uma empregada sei lá, porque é o dia todinho a mesma coisa, dar banho, comer, fazer as coisas [...] eu me sinto praticamente uma empregada aqui dentro. (E5) |
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Necessidades de mudanças na autoavaliação materna |
Eu queria aprender assim, a ter mais um pouquinho de paciência, assim, para ensinar eles, ter mais paciência para ensinar [...]. (E5) |
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Práticas parentais positivas e negativas |
Ele é elogiado sempre [...] é [...] um acerto que faz, um obrigado que pede [...]. (E2)
Se eu ver que não tá resolvendo eu boto de castigo [...] eu boto ela sentada no cantinho, na cadeira. (E4)
Eu dou umas lapadinhas, não vou mentir. (E3)
Às vezes, eu falo ignorante. (E4)
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Contexto- mudanças a partir da pandemia de COVID-19 no microssistema (família), mesossistema (escola, creche, serviço de saúde, lazer, trabalho dos pais), exossistema (contexto epidemiológico local e global) |
Contexto da pandemia de COVID-19 no microssistema, mesossistema e exossistema |
Mudanças na criança |
Ele tá muito respondão. (E6)
Ele fica gritando comigo. (E3)
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Desgaste do Cuidador |
Com que frequência me sinto estressada? É quase sempre. Aí a pessoa fica só dentro de casa aí dá aquela canseira [...] fica sem ânimo também. (E5)
O que me incomoda mais é ficar dentro de casa, não poder sair. (E6)
O que me deixa triste? Acho que as dificuldades, né, que são muitas, porque eu sou sozinha pra cuidar dele, é muita dificuldade, tem que se virar e também tem a questão da água, tá faltando muita água aqui. (E7)
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Divisão de responsabilidades e participação paterna |
Se for pra mudar era pro pai dar mais atenção, mas o quanto ele pode ele dá atenção, ele brinca, tudinho. (E6)
Um faz o almoço, outro varre a casa, outro lava os pratos [...]. (E1)
[...] participa, sim, ele não é o pai dele, mas ele é muito carinhoso com ele, muito carinhoso mesmo, brinca com ele, dá banho, ajuda na comida [...] faz tudo. (E3)
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Rede de apoio de vizinhos e familiares |
[...] sim, uma vizinha, como eu trabalho eu pago a ela pra ela ficar com ele durante o dia. (E7)
Quando ele vai pra casa da minha tia só tem ele, minha tia e o esposo dela, aí quando ele volta de lá [...] ele fica muito respondão [...] ela dá muita manha a ele. (E6)
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Atividades de lazer |
A gente saia muito, levava eles para a praia, [...] a família se divertia, mas com a pandemia a gente não tá saindo. (E6) |
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Redução do acesso ao serviço de saúde |
No meu posto eles dizem que só tá fazendo atendimento caso extremo [...] por conta da pandemia [...] tá difícil marcar. (E2) |
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Suporte à aprendizagem e ausência da escola |
[...] eu digo a ele “Vamos brincar de escola”, aí as cores, ele sabe as cores, quais são as letrinhas, essas coisas e ela também entra na brincadeira, porque é um modo que eu tenho de ativar o cérebro dela. (E2)
Na tarefa eu digo: vem, aí sento com ele, mas assim a minha paciência, o meu psicológico já não tenho mais [...]. (E5)
[...] que ela consiga estudar, que os colégios comecem a voltar ao normal [...], que ela possa ir pra escola pra ter um futuro melhor. (E4)
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Medidas de prevenção |
Eu tô usando máscara, tô com álcool em gel, e tudo que eu trago da rua eu borrifo com álcool a 70. (E3) |
Tempo- microtempo, mesotempo e perspectiva histórica |
Tempo de cuidados e perspectivas futuras |
Tempo na relação cuidador-criança |
[...] eu passo agora o dia todo, com a pandemia o dia todo. (E1)
Eu trabalho, aí só chego em casa lá pras 6, 6 e meia, aí, quando eu chego, eu fico com ele. (E7)
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Perspectivas de futuro para os filhos |
[...] queria que ele estudasse mais, seguisse nos estudos, o que eu num fiz né [...] entrasse numa faculdade, tivesse uma profissão. (E7)
Eu só vejo meu filho formado, eu só vejo meu filho um homem de bom coração principalmente. (E2)
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