Acessibilidade / Reportar erro

Clima de segurança do paciente no serviço hospitalar de cardiologia: instrumento para gestão da segurança

RESUMO

Objetivo:

Avaliar o clima de segurança na perspectiva de profissionais de saúde nas unidades de internação e de terapia intensiva de um hospital público especializado em cardiologia, no município do Rio de Janeiro.

Métodos:

Estudo quantitativo, exploratório, descritivo, empregando-se o instrumento Safety Attitudes Questionnaire. Os achados foram analisados conforme a estatística descritiva e inferencial, com nível de significância de 5%.

Resultados:

O clima de segurança geral obteve média de 66,6; o melhor escore correspondeu ao domínio Satisfação no trabalho (80,8) e o menor à Percepção da gerência do hospital (52,5). As médias dos escores foram estatisticamente significantes quanto ao vínculo trabalhista, ao gênero e à categoria profissional.

Conclusão:

Há fragilidades no clima de segurança relativas à gerência e quanto a possuir vínculo estatutário, pertencer ao gênero homem e à equipe de enfermagem.

Descritores:
Gestão da Segurança; Avaliação de Serviços de Saúde; Serviço Hospitalar de Cardiologia; Segurança do Paciente; Cultura Organizacional

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br