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Estresse e risco cardiovascular: intervenção multiprofissional de educação em saúde

Estrés y riesgo cardiovascular: intervención multiprofesional de educación en salud

RESUMO

Objetivo:

identificar o risco cardiovascular e o estresse em educadores (gestores e professores) do sul do Brasil, avaliados antes e depois de intervenção com atividades de gerenciamento do estresse e educação em saúde.

Método:

estudo longitudinal do tipo antes e depois. A amostra foi constituída por 49 participantes. Foram obtidas variáveis sociodemográficas, antecedentes de morbidade e hábitos da vida diária. Os dados de risco para doença cardiovascular foram pressão arterial, índice de massa corporal, relação cintura-quadril, perfil lipídico e glicemia capilar. O estresse foi avaliado pelo Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL). O gerenciamento ocorreu durante quatro meses, em encontros semanais com equipe multidisciplinar.

Resultados:

após as intervenções, observou-se redução estatisticamente significativa das variáveis investigadas, salvo glicemia no grupo gestores.

Conclusão:

atividades de gerenciamento são potenciais ferramentas na identificação e controle dos fatores de risco estudados, em especial aquelas de foco multi e transdisciplinar.

Descritores:
Estresse Psicológico; Doenças Cardiovasculares; Educação em Saúde; Enfermagem; Psicologia

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