Acessibilidade / Reportar erro

ESTUDO SOBRE PACIENTES DE HANSENÍASE COM INCAPACIDADES FÍSICAS, TRATADOS ATRAVÉS DE TÉCNICAS SIMPLES, APLICADAS POR PESSOAL DE ENFERMAGEM NO DISTRITO FEDERAL EM 1979** ** Estudo preparado e executado com assessoria da Srta. Glória Briceño, Consultora em Serviços de Enfermagem da OPAS/OMS.

Texto completo disponível em PDF.

  • **
    Estudo preparado e executado com assessoria da Srta. Glória Briceño, Consultora em Serviços de Enfermagem da OPAS/OMS.

ANEXO I

DEFINIÇÃO DE TERMOS

- Técnica Simples de Prevenção e Tratamento de Incapacidades Físicas na Hanseníase:

Denomina-se Técnica Simples de Prevenção e Tratamento de Incapacidades Físicas por Hanseníase aquelas atividades como educação em saúde, massagens e exercícios elementares em mãos e pés, modificações simples de calçados, adaptação de instrumentos de trabalho e aplicação de férulas, atividades estas que não precisam de material ou equipamentos de alta complexidade.

- Educação em Saúde:

Denomina-se educação em saúde, em Hanseníase, a atividade sistemática e dirigida a pacientes e contatos com sua participação, que abranje o esclarecimento do diagnóstico e a importância do tratamento, controle e aplicação de medidas higiênicas e de prevenção para evitar perda de sensibilidade, traumatismo, queimaduras, cortes, rachaduras, ulcerações, feridas, bolhas, perda da mobilidade, anquiloses, retrações, atrofias, importância da aplicação de BCG e cuidados com os olhos.

Massagem:

Denomina-se massagem a técnica simples que tern como objetivo manter a normal amplitude dos movimentos das articulações.

- Exercícios Elementares:

Denominam-se exercícios elementares as técnicas simples que têm como finalidade fortalecer a musculatura e são selecionadas de acordo com o tipo de lesão e grau de paresia e paralisia.

- Modificações Simples de Calçado:

Denominam-se modificações simples de calçado as adaptações como barras, suportes metarsianos, plantilhas, coxim para o arca longitudinal, moldado do calcanhar, com o objetivo de evitar hiperpressão em determinadas áreas do pé e úlcera plantar.

- Adaptação de Instrumentos de Trabalho:

Denomina-se adaptação de instrumentos de trabalho a técnica simples feita para auxiliar o doente que sofre paralisia motora e transtornos sensoriais, os quais consistem em cabos grossos e lisos, forro de material acolchoado, cabo de madeira com gancho de ferro, colher, caneca ou tigela, luvas e outros, segundo a criatividade para caso particular.

- Férula Simples:

Denomina-se férula simples o dispositivo confeccionado com material de uso corrente, como bandagem de gesso, couro, tala de madeira e outros, aplicados segundo prescrição médica com a finalidade de alcançar psição funcional da região lesada.

- Pacientes com Incapacidades Fisícas:

Neste estudo denominam-se pacientes com incapacidades físicas o grupo de pacientes, que sofrem lesões fisícas sem compromisso dermatológico maior e que podem ser recuperados através de técnicas simples.

- Grau de Incapacidade Física):

Denomina-se grau de incapacidade física o valor resultante da avaliação da incapacidade física do doente, conforme a ficha de Registro de Incapacidade e de Revisões Semestrais de doente da Hanseníase.

- Resultado Clínico de Aplicação de Técnicas Simples:

Denomina-se resultado clínico de aplicação de técnicas simples o efeito alcançado no paciente, avaliado após aplicação de técnicas simples executadas por pessoal de enfermagem.

- Atividade de Enfermagem:

Denomina-se atividade de enfermagem o conjunto de tarefas análogas, que visam ao cumprimento de uma função de enfermagem.

- Qualidade Técnica da Atividade:

Denomina-se qualidade técnica da atividade o valor resultante da comparação da atividade realizada com a composição técnica sistemática da mesma, segundo norma.

ANEXO II ESTUDO DE ENFERMAGEM

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES PARA A REALIZAÇÃO DO ESTUDO

ANEXO III ESTUDO DE ENFERMAGEM

ATIVIDADES DE TÉCNICAS SIMPLES SOBRE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DAS INCAPACIDADES FÍSICAS

ANEXO IV ESTUDO DE ENFERMAGEM

REGISTRO DE APLICAÇÃO DE TÉCNICAS SIMPLES DE PREVENÇÃO DE TRATAMENTO DE INCAPACIDADES FÍSICAS POR PESSOAL DE ENFERMAGEM DF. - 1979

ANEXO V OBSERVAÇÃO DIRETA DA EXECUÇÃO DA TECNICA DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DAS INCAPACIDADES FÍSICAS POR PESSOAL DE ENFERMAGEM DF. 1979

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    1981
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br