Resumos
Potencializar recursos educativos para mediar ações de educação em saúde, na prevenção da AIDS tem se constituído um desafio para educadores de saúde. Pela inegável importância desse tipo de material nos espaços propiciadores de aprendizagem, surgiu a proposta com o objetivo de criar um percurso metodológico para elaboração de jogos educativos, com vistas a mediar processos de educação e prevenção do HIV/AIDS. O estudo se desenvolveu a partir das idéias contidas nos pressupostos da problematização, adaptadas do "método do arco" de Charles Maguerez, com operacionalização em instituições públicas de saúde e educação, no Estado do Ceará, englobando uma população de escolares (180) na faixa etária de 13 a 19 anos, no período de 1995 a 1997. A coleta de dados se deu durante a realização de 04 oficinas, de acordo com o esquema elaborado. Os resultados envolvendo o significado do jogo, ambiente onde se insere e realidade social com abrangência dos sujeitos durante as jogadas, foram problematizados pelos adolescentes e serviram para a formulação de 03 jogos educativos (memorAIDS, baralhAIDS e dominAIDS). As conclusões apontam a proposta como propiciadora do processo participativo, valorizando, em todo o seu percurso, o desenvolvimento da natureza intelectiva e empreendedora, pela mobilização de capacidades humanas e exercício de associações do universo de exigências relacionados à epidemia de AIDS. Por sua clareza, postulou-se, cientificamente, sua aceitação como percurso metodológico apropriado para elaboração de jogos educativos.
AIDS; jogos; educação e saúde; enfermagem
The development of educational resources to mediate actions in health education and AIDS prevention has been a challenge to health's educators. Due to the undeniable importance of this kind of material in environments favourable to learning, the authors created a methodological proposal to be used in the elaboration of educative games with the purpose of mediating educational measures and the prevention of HIV/AIDS. For theoretical framework, the study relied on the ideas/premises about problem solving, adapted from Charles Manguerez's "arch method", which where put into practice in public schools and health institutions in the state of Ceara, having as study population a group of students (180), aged 13 to 19 years, from the period of 1995 to 1997. Data collection occurred during four workshops, according to a predefined scheme. The results dealing with the meaning of the game, place of action and social environment were obtained from the teenagers while they were engaged in the games and further analysed by them, resulting in the formulation of (03) educative games (memor AIDS, baralhAIDS and dominAIDS). The authors conclude that the proposal is favourable to participatory action, encouraging during its entire process the development of intellectual and creative skills, by way of mobilizing human capacities and exercising associations related to the AIDS epidemic. Due to its clarity, the authors consider the proposal scientifically acceptable as a methodological guideline for the elaboration of educative games.
SIDA; games; education; health; nursing
Potenciar recursos educativos para mediar acciones de educación en salud en la prevención del SIDA se ha constituido un desafío para los educadores de la salud. Por la innegable importancia de ese tipo de material en los espacios que proporcionan ese aprendizaje, surgió la propuesta, con el objetivo de crear un recorrido metodológico para elaborar juegos educativos para intermediar procelos de educación y prevención del SIDA. El estudio se desarrolló a partir de los presupuestos de la problematización, que se adaptan al "método del arco" de Charles Maguerez, con operacionalización en instituciones públicas de salud y educación, en el Estado de Ceará, y engloban una población de escolares (180) entre los 13 y 19 años, desde 1995 hasta 1997. La recogida de datos ocurrió durante la realización de 04 oficinas, de acuerdo al esquema elaborado. Los resultados que involucraban el significado del juego, ambiente donde se insiere y realidad social de los sujetos involucrados durante las jugadas, fueron problematizados por los adolescentes y sirvieron para la formulación de 03 juegos educativos (memorSIDA, barajaSIDA y domiSIDA). Las conclusiones apuntan la propuesta como propiciadora del proceso participativo y valora, durante todo su percurso, el desarrollo de la naturaleza intelectiva y emprendedora, la mobilización de capacidades humanas y el ejercicio de asociaciones del universo de exigencias que se relacionan a la epidemia del SIDA. Por su claridad, se ha postulado científicamente su aceptación, como percurso metodológico apropiado para la elaboración de juegos educativos.
SIDA; juegos; educación; salud; enfermería
RELATO DE EXPERIÊNCIA
AIDS/educação e prevenção: proposta metodológica para elaboração de jogos educativos1
AIDS/education and prevention: a methodological proposal for the elaboration of educational games
SIDA/educación y prevención: propuesta metodológica para la elaboración de juegos educativos
Maria Fátima Maciel AraújoI; Maria Irismar de AlmeidaII; Raimunda Magalhães da SilvaIII
IEnfermeira. Professora do Departamento de Enfermagem/UFC. Mestre em Saúde Pública. Doutoranda em Enfermagem
IIEnfermeira. Professora do Departamento de Saúde Pública/UECE. Mestre em Educação. Doutoranda em Enfermagem
IIIEnfermeira. Professora do Departamento de Enfermagem/UFC. Doutora em Enfermagem
RESUMO
Potencializar recursos educativos para mediar ações de educação em saúde, na prevenção da AIDS tem se constituído um desafio para educadores de saúde. Pela inegável importância desse tipo de material nos espaços propiciadores de aprendizagem, surgiu a proposta com o objetivo de criar um percurso metodológico para elaboração de jogos educativos, com vistas a mediar processos de educação e prevenção do HIV/AIDS. O estudo se desenvolveu a partir das idéias contidas nos pressupostos da problematização, adaptadas do "método do arco" de Charles Maguerez, com operacionalização em instituições públicas de saúde e educação, no Estado do Ceará, englobando uma população de escolares (180) na faixa etária de 13 a 19 anos, no período de 1995 a 1997. A coleta de dados se deu durante a realização de 04 oficinas, de acordo com o esquema elaborado. Os resultados envolvendo o significado do jogo, ambiente onde se insere e realidade social com abrangência dos sujeitos durante as jogadas, foram problematizados pelos adolescentes e serviram para a formulação de 03 jogos educativos (memorAIDS, baralhAIDS e dominAIDS). As conclusões apontam a proposta como propiciadora do processo participativo, valorizando, em todo o seu percurso, o desenvolvimento da natureza intelectiva e empreendedora, pela mobilização de capacidades humanas e exercício de associações do universo de exigências relacionados à epidemia de AIDS. Por sua clareza, postulou-se, cientificamente, sua aceitação como percurso metodológico apropriado para elaboração de jogos educativos.
Palavras-chave: AIDS, jogos, educação e saúde, enfermagem
ABSTRACT
The development of educational resources to mediate actions in health education and AIDS prevention has been a challenge to health's educators. Due to the undeniable importance of this kind of material in environments favourable to learning, the authors created a methodological proposal to be used in the elaboration of educative games with the purpose of mediating educational measures and the prevention of HIV/AIDS. For theoretical framework, the study relied on the ideas/premises about problem solving, adapted from Charles Manguerez's "arch method", which where put into practice in public schools and health institutions in the state of Ceara, having as study population a group of students (180), aged 13 to 19 years, from the period of 1995 to 1997. Data collection occurred during four workshops, according to a predefined scheme. The results dealing with the meaning of the game, place of action and social environment were obtained from the teenagers while they were engaged in the games and further analysed by them, resulting in the formulation of (03) educative games (memor AIDS, baralhAIDS and dominAIDS). The authors conclude that the proposal is favourable to participatory action, encouraging during its entire process the development of intellectual and creative skills, by way of mobilizing human capacities and exercising associations related to the AIDS epidemic. Due to its clarity, the authors consider the proposal scientifically acceptable as a methodological guideline for the elaboration of educative games.
Keywords: SIDA, games, education, health, nursing
RESUMEN
Potenciar recursos educativos para mediar acciones de educación en salud en la prevención del SIDA se ha constituido un desafío para los educadores de la salud. Por la innegable importancia de ese tipo de material en los espacios que proporcionan ese aprendizaje, surgió la propuesta, con el objetivo de crear un recorrido metodológico para elaborar juegos educativos para intermediar procelos de educación y prevención del SIDA. El estudio se desarrolló a partir de los presupuestos de la problematización, que se adaptan al "método del arco" de Charles Maguerez, con operacionalización en instituciones públicas de salud y educación, en el Estado de Ceará, y engloban una población de escolares (180) entre los 13 y 19 años, desde 1995 hasta 1997. La recogida de datos ocurrió durante la realización de 04 oficinas, de acuerdo al esquema elaborado. Los resultados que involucraban el significado del juego, ambiente donde se insiere y realidad social de los sujetos involucrados durante las jugadas, fueron problematizados por los adolescentes y sirvieron para la formulación de 03 juegos educativos (memorSIDA, barajaSIDA y domiSIDA). Las conclusiones apuntan la propuesta como propiciadora del proceso participativo y valora, durante todo su percurso, el desarrollo de la naturaleza intelectiva y emprendedora, la mobilización de capacidades humanas y el ejercicio de asociaciones del universo de exigencias que se relacionan a la epidemia del SIDA. Por su claridad, se ha postulado científicamente su aceptación, como percurso metodológico apropiado para la elaboración de juegos educativos.
Palavras clave: SIDA, juegos, educación, salud, enfermería
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ARAÚJO, M. F. M. Na luta contra a AIDS. O jogo como esperança de vida. 1997. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
ARAÚJO, M.F.M. et al. Como trabalhar com o método de oficinas. Pró-Reitoria de Extensão, Universidade Federal do Ceará/Universidade Estadual do Ceará . Projeto de Extensão AIDS: Educação e Prevenção e Projeto de Pesquisa Saúde da Mulher no Cotidiano. Departamento de Enfermagem, 1998. Port Folio.
BORDENAVE, J. D.; FERREIRA, A. M. Estratégias de ensino aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1998.
CASTANHO, G.P. Jogos dramáticos com adolescentes. In: MOTTA S., (Org.) O Jogo no Psicodrama. São Paulo: Ágora, 1995.
DATNER, Y. Jogando a aprendendo a viver. In: MOTTA, S. O Jogo no psicodrama. São Paulo: Ágora, 1995.
GADOTTI, M. As muitas lições de Freire: poder, desejo e memórias de libertação. Porto Alegre: ARTMED, 1998.
HUIZINGA, J. Homo ludens. O Jogo como elemento da Cultura. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1996. p. 59,62.
KISHIMOTO, T. M. O Jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.
MONDIM, B. O Homem quem é ele? Elementos de antropologia filosófica. Tradução de Leal, Ferreira e Ferrari. São Paulo, 1980.
ROSENTHAL, O,; SCHEFFER, M. O novo paciente terminal. Jornal Folha de São Paulo. Tendências e Debates. 24/07/2000.
VENTURI, Z. Muitas idéias na cabeça. In: ______. 1968 o ano que não terminou. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.
Recebido em outubro de 2000
Aprovado em março de 2001
ANEXO 1 ANEXO 1
Referências bibliográficas
- ARAÚJO, M. F. M. Na luta contra a AIDS. O jogo como esperança de vida. 1997. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
- ARAÚJO, M.F.M. et al. Como trabalhar com o método de oficinas. Pró-Reitoria de Extensão, Universidade Federal do Ceará/Universidade Estadual do Ceará
- Projeto de Extensão AIDS: Educação e Prevenção e Projeto de Pesquisa Saúde da Mulher no Cotidiano. Departamento de Enfermagem, 1998. Port Folio.
- BORDENAVE, J. D.; FERREIRA, A. M. Estratégias de ensino aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1998.
- CASTANHO, G.P. Jogos dramáticos com adolescentes. In: MOTTA S., (Org.) O Jogo no Psicodrama. São Paulo: Ágora, 1995.
- DATNER, Y. Jogando a aprendendo a viver. In: MOTTA, S. O Jogo no psicodrama. São Paulo: Ágora, 1995.
- GADOTTI, M. As muitas lições de Freire: poder, desejo e memórias de libertação. Porto Alegre: ARTMED, 1998.
- HUIZINGA, J. Homo ludens. O Jogo como elemento da Cultura. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1996. p. 59,62.
- KISHIMOTO, T. M. O Jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.
- MONDIM, B. O Homem quem é ele? Elementos de antropologia filosófica. Tradução de Leal, Ferreira e Ferrari. São Paulo, 1980.
- ROSENTHAL, O,; SCHEFFER, M. O novo paciente terminal. Jornal Folha de São Paulo. Tendências e Debates. 24/07/2000.
- VENTURI, Z. Muitas idéias na cabeça. In: ______. 1968 o ano que não terminou. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.
ANEXO 1
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
22 Ago 2014 -
Data do Fascículo
Dez 2000
Histórico
-
Recebido
Out 2000 -
Aceito
Mar 2001