Acessibilidade / Reportar erro

Teoria de Médio Alcance para o Diagnóstico de Enfermagem Baixa Autoeficácia em Saúde

RESUMO

Objetivo:

validação teórica do conceito de baixa autoeficácia em saúde como um construto diagnóstico de enfermagem.

Métodos:

construção de uma teoria de médio alcance para validação de diagnósticos compreendendo cinco etapas: definição da abordagem para a construção de teoria, definição de conceitos-chaves, construção de um diagrama pictórico, formulação de proposições, estabelecimento de relações causais e evidências para a prática. Os principais conceitos foram descritos por meio de uma revisão de literatura. Os estudos foram retirados das bases de dados LILACS, SCOPUS, CINAHL e PubMed/MEDLINE obtendo uma amostra final de 92 artigos.

Resultados:

foram identificados dezoito fatores etiológicos e dezesseis indicadores clínicos, caracterizados em antecedentes e as manifestações para a inferência diagnóstica de baja autoeficácia em saúde.

Conclusões:

foram identificados e definidos os conceitos relacionados ao novo diagnóstico de enfermagem de baixa autoeficácia em saúde a ser aplicado na prática clínica de enfermagem.

Descritores:
Enfermagem; Teoria da Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem; Autoeficácia; Saúde

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br