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Conforto da criança na terapia intensiva pediátrica: percepção dos profissionais de Enfermagem

RESUMO

Objetivos:

analisar o conceito de conforto em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, na perspectiva dos profissionais de enfermagem.

Métodos:

pesquisa descritiva, com abordagem quantiqualitativa, desenvolvida em uma Unidade de Terapia Intensiva. A coleta ocorreu entre janeiro a maio de 2017; participaram do estudo 40 profissionais de enfermagem. A partir dos dados textuais originados pela entrevista semiestruturada, foi realizado o processamento dos dados pelo software Iramuteq 7.2. Para a discussão, utilizou-se a Classificação Hierárquica Descendente e análise de Bardin. Utilizaram-se as concepções de Katharine Kolcaba como referencial teórico.

Resultados:

emergiram três categorias, sendo elas: o ambiente que promove (des)conforto; ações exequíveis para promoção do conforto; ações desconfortantes na prestação da assistência.

Considerações Finais:

foi possível identificar que o conforto é ofertado, ao proporcionar medidas que favoreçam bem-estar, aconchego, segurança e tranquilidade da criança hospitalizada. O estudo traz uma reflexão quanto aos cuidados de enfermagem que são prestados à criança gravemente hospitalizada.

Descritores:
Humanização da Assistência; Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica; Criança Hospitalizada; Enfermagem Pediátrica; Cuidados de Enfermagem

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