Marques (1313 Marques ADB, Moreira TMM, Carvalho REFL, Chaves EMC, Oliveira SKP, Felipe GF, et al. PEDCARE: validation of a mobile application on diabetic foot self-care. Rev Bras Enferm. 2021;74. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0856 https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0...
) |
Não realizada / Aplicativo: Padcare |
Aplicativo com informações e linguagem aptas a promover e aprendizagem e cuidados com os pés |
VII |
Menezes(1414 Menezes LGC, Guedes MVC, Oliveira SKP, Rocha RM, Pinheiro AKB, Silva LF, et al. Production and validation of the short film Pés que te quero®: educational technology for people with diabetes. Rev Bras Enferm. 2022;75(5). https://doi.org/10.1590/0034-7167-2021-0329 https://doi.org/10.1590/0034-7167-2021-0...
) |
Não realizada / Curta-metragem: Pés que te quero |
Recurso válido e apto a ser usado em ações educativas favoráveis à promoção do autocuidado com os pés |
VII |
Souza(1515 Souza IC, Costa JS, Alencar MMSC, Monteiro PGA, Aquino PS, Castro RCMB. Construction and evaluation of a serial album for the prevention of foot complications in diabetics. Rev Rene. 2021;22:e61427. https://doi.org/10.15253/2175-6783.20212261427 https://doi.org/10.15253/2175-6783.20212...
) |
Não realizada / Álbum seriado |
Material apto para uso em atividades educativas |
VII |
Galdino(1616 Galdino YLS, Moreira TMM, Marques ADB, Silva FAA. Validation of a booklet on self-care with the diabetic foot. Rev Bras Enferm. 2019;72. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0900 https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0...
) |
Não realizada / Cartilha impressa |
Conteúdo considerado relevante para transmissão de conhecimentos e sensibilização a promoção de mudança de comportamentos |
VII |
Amdie(1717 Amdie FZ, Luctkar-Flude M, Snelgrove-Clarke E, Sawhney M, Alemu S, Woo K. Feasibility of virtual simulation-based diabetes foot care education in patients with diabetes in ethiopia: protocol for a randomized controlled trial. Diabetes Metab Syndr Obes. 2022;15:995-1009. https://doi.org/10.2147/DMSO.S345722 https://doi.org/10.2147/DMSO.S345722...
) |
Intervenção com programa de educação em diabetes baseado em simulação virtual seguida de uma entrevista estruturada para explorar (aceitabilidade, praticidade) o impacto potencial da intervenção / Simulação virtual |
O estudo explorou a viabilidade de programas de educação inovadora para melhorar a compreensão da educação sobre cuidados como os pés (DFCE) em um contexto socioeconômico diversificado. Outra finalidade foi subsidiar a criação da base para a conceituação de um programa eficaz na educação em diabetes. |
II |
Jafari(1818 Jafari J, Karlgren K, Moonaghi HK, Layegh P, Bonacina S, Masiello I. Designing internet-enabled patient education for self-management of T2D diabetes-the case of the Razavi-Khorasan province in Iran. PLoS One. 2021;16(4):e0250781. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0250781 https://doi.org/10.1371/journal.pone.025...
) |
Entrevistas com público-alvo para avaliação do protótipo / Protótipo de portal interativo e programa educativo |
Este estudo fornece orientações para o desenvolvimento de um portal educacional via internet, voltado para o suporte ao paciente em seu contexto social. |
VI |
Thuah(1919 Tuah NM, Yoag A, Ahmedy F. MyDiabetes: the gamified application for diabetes self-management and care. Computers. 2021;10:50. https://doi.org/10.3390/computers10040050 https://doi.org/10.3390/computers1004005...
) |
Realizado o teste de usabilidade: Rapid Application Development (RAD) com a escala de Usabilidade de Software (SUS) para avaliar o aplicativo / Aplicativo gamificado com avatar de autoapresentação |
A abordagem de gamificação para diabetes é vista como uma abordagem promissora para promover o autogerenciamento. |
IV |
Vluggen(2020 Vluggen S, Candel M, Hoving C, Schaper NC, Vries H. A web-based computer-tailored program to improve treatment adherence in patients with type 2 diabetes: randomized controlled trial. J Med Internet Res. 2021;23(2):e18524. https://doi.org/10.2196/18524 https://doi.org/10.2196/18524...
) |
Avaliações periódicas com o programa / Ensaio controlado randomizado |
O programa eHealth multicomportamental diminuiu a ingestão calórica de lanches não saudáveis em comparação com o grupo-controle (d = 0,36; IC 95% 0,136 a 0,584; P = 0,002), a adesão à atividade física (d = −0,14; IC 95% −0,388 a 0,109; P = 0,27) e hipoglicemiantes orais (d = 0,27; IC 95% −0,027 a 0,457; P = 0,08). |
II |
Duarte(2121 Duarte CA, Berardinelli LMM, Sabóia, VM, Santos MLSC, Beretta, LL. Telemonitoring in nursing: contributions to the autonomy of people with type 2 diabetes mellitus. Res Soc Develop. 2020;9(7):1-22:e313973953. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3953 https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3953...
) |
Mapa-falante (MF), telemonitoramento e entrevista / Telemonitoramento |
Eficaz ao estímulo e potencialização dos cuidados de saúde |
VI |
Silva(2222 Silva EM, Pena FPS, Guimarães ÁMS, Bastos MGB, Pena JLC, Rodrigues ÉTFA, et al. “Descomplica, dona bete”: construction of application on prevention of acute complications of diabetes mellitus. Enferm Foco [Internet]. 2020 [cited 22 Jan 2023];11(5). Available from http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/3798/1036 http://revista.cofen.gov.br/index.php/en...
) |
Não realizada / Aplicativo digital interativo |
Constitui um suporte interativo para ações de educação em saúde e incentivo ao autocuidado preventivo. |
VII |