Acessibilidade / Reportar erro

Tecnologias educacionais utilizadas para promoção do autocuidado de pessoas com diabetes mellitus: revisão integrativa

RESUMO

Objetivo:

Sumarizar as produções científicas que utilizaram tecnologias educacionais para promoção do autocuidado de pessoas com diabetes.

Método:

Revisão integrativa realizada no período de outubro de 2022 a janeiro de 2023, nas bases de dados: LILACS; Scopus; Embase; PubMed/MEDLINE e CINAHL. A busca aconteceu de forma pareada, e a amostra foi constituída por dez artigos. Os níveis de evidência foram analisados pelo Hierarchy of Evidence for Intervention Studies, e os resultados foram sintetizados para interpretação dos achados.

Resultados:

As tecnologias educacionais identificadas para promoção do autocuidado foram: aplicativos móveis, plataformas interativas, impressos, telemonitoramento, vídeo e simulação. O enfoque dos conteúdos foi na promoção do cuidado com os pés, prevenção de neuropatia, autogestão, conhecimento e expectativa de pessoas com diabetes e prevenção de complicações agudas.

Conclusão:

A síntese do conhecimento sobre as tecnologias educacionais para promoção do autocuidado de pessoas com diabetes apontou a necessidade de evidências robustas.

Descritores:
Diabetes Mellitus; Tecnologia Educacional; Enfermagem; Autocuidado; Educação em Saúde

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br