Supervisão de enfermagem para a integralidade do cuidado

Lucieli Dias Pedreschi Chaves Vivian Aline Mininel Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva Larissa Roberta Alves Maria Ferreira da Silva Silvia Helena Henriques Camelo Sobre os autores

RESUMO

Objetivo:

refletir a supervisão de enfermagem como instrumento gerencial do enfermeiro para integralidade do cuidado, considerando suas potencialidades e limitações no cenário atual.

Método:

estudo reflexivo baseado na formulação discursiva sobre a supervisão de enfermagem, apresentando conceitos e enfoques teóricos e/ou práticos.

Resultados:

limitações no exercício da supervisão estão relacionadas à organização dos serviços de saúde embasada no modelo funcional e clínico de atenção, assim como possíveis lacunas no processo de formação do enfermeiro e sobrecarga de trabalho. Quanto às potencialidades, destaca-se a supervisão como instrumento de articulação de ações assistenciais e gerenciais, que pode favorecer integralidade da atenção, estimular atitudes de cooperação e colaboração em equipe, além da corresponsabilização e promoção da educação no trabalho.

Considerações finais:

supervisão de enfermagem pode contribuir para fortalecimento da integralidade do cuidado, pressupondo reflexão contínua, para contemplar a dinamicidade do processo de trabalho em saúde e necessidades dos usuários nas redes de atenção.

Descritores:
Supervisão de Enfermagem; Organização e Administração; Enfermagem; Equipe de Enfermagem; Serviços de Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br