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Aspectos de proteção e vulnerabilidade social de adolescentes de escola pública integral

RESUMO

Objetivo:

identificar e analisar aspectos relacionados à vulnerabilidade social de um grupo de adolescentes do ensino público em tempo integral ao uso abusivo e prejudicial de drogas psicoativas.

Métodos:

pesquisa social estratégica de abordagem qualitativa, desenvolvida com 49 adolescentes de uma escola pública de ensino médio em tempo integral. Os grupos focais foram realizados entre 2016 e 2017 e o material obtido transcrito e analisado por meio da análise de conteúdo modalidade temática, tendo originado as seguintes categorias: a família de onde venho; com quem tu andas; se estudar, como trabalhar?; drogas: universo não paralelo.

Resultados:

a vulnerabilidade social foi relacionada à má distribuição de renda, à fragilidade das relações sociais permeadas e subsidiadas pelo uso nocivo de drogas e à fragilidade da escola pública em período integral.

Considerações finais:

a escola em tempo integral não se apresentou como ferramenta significativa para romper com o contexto de vulnerabilidade social ao uso de drogas.

Descritores:
Vulnerabilidade Social; Adolescente; Escola; Drogas Ilícitas; Comportamento do Adolescente

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