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Saberes de estudantes de enfermagem sobre a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis

RESUMO

Objetivo:

Identificar o conhecimento e ações de autocuidado tomadas por estudantes de graduação em Enfermagem de uma Universidade Federal do Sul do Brasil, frente às Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Método:

Estudo qualitativo exploratório, realizado 40 entrevistas com estudantes de graduação do início e do final do curso. A análise foi temática, resultando em três categorias.

Resultados:

O conhecimento acerca da temática é um fator decisivo para o autocuidado, sendo que quanto mais conhecimento, maior a prevenção. A disseminação de conhecimentos dos estudantes de final do curso não só influenciam no autocuidado como também na promoção de saúde no âmbito social.

Considerações finais:

O conhecimento é importante no autocuidado e no cuidado ao próximo. A disseminação de conhecimento se torna evidente conforme a complexidade do curso. Os relacionamentos estáveis podem interferir no uso ou desuso dos preservativos nas relações sexuais, equivoco presente na sociedade atual.

Descritores:
Doenças Sexualmente Transmissívei; Autocuidad; Prevenção de Doença; Conheciment; Estudantes de Enfermagem

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