Artigo |
The Effectiveness of Computerized Cognitive Rehabilitation Training Program in Improving Cognitive Abilities of Schizophrenia Clients
|
Cognitive remediation in schizophrenia: efficacy and effectiveness in patients with early versus long-term course of illness
|
Feasibility and preliminary efficacy of remotely delivering cognitive training to people with schizophrenia using tablets
|
Autor, Ano, País |
Mohammadi, M; Keshavarzi, Z. & Talepasand, S. (2014)(1111 Mohammadi M, Keshavarzi Z, Talepasand S. The Effectiveness of Computerized Cognitive Rehabilitation Training Program in Improving Cognitive Abilities of Schizophrenia Clients. Iran J Psychiatry [Internet]. 2014 [cited 2018 Mar 09];9(4):209-15. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4361823/
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/article...
). Irã. |
Bowie, C.; Grossman, M.; Gupta, M.; Oyewumi, L. & Harvey, P. (2014)(1212 Bowie C, Grossman M, Gupta M, Oyewumi LK, Harney P. Cognitive remediation in schizophrenia: efficacy and effectiveness in patients with early versus long-term course of illness. Early Interv Psychiatry. 2014;8(1):32-8. doi: 10.1111/eip.12029 https://doi.org/10.1111/eip.12029...
). EUA e Canadá. |
Biagianti, B., Fisher, M., Howard, L., Rowlands, A., Vinogradov, S. & Woolley, J. (2017)(1313 Biagianti B, Fisher M, Howard L, Rowlands A, Vinogradov S, Woolley J. Feasibility and preliminar efficacy of remotely delivering cognitive training to people with schizophrenia using tablets. Schizophr Res Cogn. 2017;10:7-14. doi: 10.1016/j.scog.2017.07.003 https://doi.org/10.1016/j.scog.2017.07.0...
). EUA. |
Contexto e amostra |
15 pessoas com diagnóstico de esquizofrenia, clinicamente estáveis, acompanhadas em contexto ambulatório. |
39 pessoas com diagnóstico de esquizofrenia ou perturbação esquizoafetiva, acompanhadas em tratamento ambulatório de psiquiatria, das quais 12 apresentam early-coursepsychosis e 27 têm long-term course.
|
79 pessoas com diagnóstico de esquizofrenia, acompanhadas em centros comunitários de saúde mental. |
Objetivo(s) do estudo |
Avaliar a efetividade de um programa computorizado de reabilitação cognitiva na melhoria das habilidades cognitivas das pessoas com esquizofrenia. |
Distinguir a efetividade da remediação cognitiva entre pessoas com doença com menos de 5 anos (early-course of illness) e pessoas com mais de 15 anos (long-term) com esquizofrenia. |
Investigar se existem diferenças nos ganhos cognitivos entre as pessoas com esquizofrenia que realizaram treino cognitivo no computador e as que realizaram nos iPads, e se é viável o treino realizado a partir destes aparelhos. |
Momentos e instrumentos de avaliação (escalas) |
Realizada avaliação em quatro momentos: antes do programa, imediatamente depois, um mês e três meses depois (follow up). » Avaliação dos Sintomas: Positive and Negative Syndrome Scale (PANSS); » Avaliação neuropsicológica: Continuous Performance Test Identical Pair Version (CPTIP); » Função cognitiva: Revised Wechsler Adult Intelligence Scale (WAIS) e Prospective and Retrospective Memory Questionnaire (PRMQ). |
Realização da avaliação em dois momentos: antes do programa e uma (1) semana após o término do programa. » Cognição: Brief Assessment of Cognition in Schizophrenia; » Sintomas clínicos: Positive and Negative Syndrome Scale (PANSS); » Avaliação das competências: Social Skills Performance Assessment, roleplays e Specific Levels of Functioning (SLOF). |
Realização avaliação em dois momentos: antes do programa e após a sua conclusão. » Avaliação diagnóstica: entrevista inicial; » Cognição: MATRICS Consensus Cognitive Battery (MCCB), Hopkins Verbal Learning Test-R (HVLT-R) e Brief Visuospacial Memory Test-R (BVMT-R); » Sintomatologia e resultados funcionais: Positive and Negative Syndrome Scale (PANSS), Quality of Life Scale (QLS), Social Functioning Scale (SFS) e UCSD PerformanceBased Skill Assessment (UPSA). |
Intervenção (técnica de EC utilizada e frequência do treino) |
Terapia composta por 20 sessões individuais, duas por semana (durante cerca de 18 semanas), com 60 minutos de duração. A intervenção recorria ao programa Rehacome ®
software, que treina as funções da atenção, da concentração, da memória de trabalho e das funções executivas. |
Programa que recorre a exercícios em computadores. Descreve que o programa detalhado está descrito num artigo de Bowie, McGurk, Mausbach, Patterson e Harvey (2012). |
Programa de 40 horas de exercícios no softwareBrainHQ, 21 pessoas num computador fixo (com supervisão) e 26 pessoas com um iPad (sem supervisão). A cada pessoa, foi pedido que treinassem 60 minutos por dia, 5 dias por semana. |
Enfermeiro como interveniente |
Não. O programa foi dirigido por uma psicóloga. |
Não. Psicólogos conduziram o programa. |
Não define os profissionais, mas refere que houve pouca intervenção dos mesmos. |
Cuidador como interveniente |
Não. |
Não. |
Não. |
Resultados |
O software melhorou o funcionamento ao nível da atenção, da memória de trabalho e da memória prospetiva e retrospetiva. Em relação ao tempo de reação não houve melhorias em longo prazo. Na memória de trabalho, os resultados demonstraram que as melhorias permanecem em longo prazo. O softwarenãoproduziu qualquer melhoria sobre os efeitos positivos e negativos da doença . |
Existem melhorias maiores nas capacidades cognitivas em pessoas com doença early-course do que com mais anos de doença. Esta diferença foi visível nos domínios da velocidade psicomotora, na velocidade de processamento de informação complexa, na memória de trabalho e na capacidade de planeamento. Se a remediação cognitiva for utilizada nos estádios iniciais da doença, terá mais robustos e relevantes efeitos clínicos, cognitivos e funcionais. Não se observaram melhorias na memória verbal, na fluência verbal e na competência social. |
Remediação cognitiva através de iPadséviável, uma vez que as pessoas que usaram estes aparelhos portáteis tiveram os mesmos ganhos que os que concluíram o programa num computador fixo. Ambos os grupos mostram melhorias cognitivas significativas ao nível das capacidades de aprendizagem verbal e resolução de problemas e da memória de trabalho, independentemente do aparelho que usaram. Todas as pessoas da amostra mostraram melhorias na qualidade de vida e no funcionamento social, não tendo os computadores/iPads influenciado a magnitude desta melhoria. |
Limitações reportadas no artigo |
- Não houve aleatoriedade na escolha da amostra; - O grupo apenas era constituído por 15 pessoas; - São necessárias mais avaliações follow-up para comprovar os efeitos do treino. |
- Escolhida amostra por conveniência (de um estudo já realizado); - Não tem avaliação follow-up. |
- Cada pessoa da amostra podia escolher o aparelho que preferia utilizar, e o grupo dos iPads incluía pessoas mais novas e com menos sintomatologia que o outro. - Amostra pequena; - Não tem avaliação follow-up. |
|
D |
E |
F |
Artigo |
Personalized cognitive training in unipolar and bipolar disorder: a study of cognitive functioning
|
Effects of Short-Term Cognitive Remediation on Cognitive Dysfunction in Partially or Fully Remitted Individuals with Bipolar Disorder: Results of a Randomised Controlled Trial
|
Efficacy of Cognitive Rehabilitation Using Computer Software With Individuals Living With Schizophrenia: A Randomized Controlled Trial in Japan
|
Autor, Ano, País |
Preiss, M., Shatil, E., Cermákova, R., Cimermanová, D. & Ram, I. (2013)(1414 Preiss M, Shatil E, Cermákova R, Cimermanová D, Ram I. Personalized cognitive training in unipolar and bipolar disorder: a study of cognitive functioning. Front Hum Neurosci. 2013;7:108. doi: 10.3389/fnhum.2013.00108 https://doi.org/10.3389/fnhum.2013.00108...
). República Checa. |
Demant, K., Vinberg, M., Kessing, L. & Miskowiak, K. (2015)(1515 Demant K, Vinberg M, Kessing L, Miskowiak K. Effects of short-term cognitive remediation on cognitive dysfunction in partially or fully remitted individuals with bipolar disorder: results of a randomised controlled trial. PLoS One. 2015;10(6):e0127955. doi: 10.1371/journal.pone.0127955 https://doi.org/10.1371/journal.pone.012...
). Dinamarca. |
Iwata, K. et al. (2017)(1616 Iwata K, Matsuda Y, Sato S, Furukawa S, Watanabe Y, Hatsuse N, et al. Efficacy of cognitive rehabilitation using computer software with individuals living with schizophrenia: A randomized controlled trial in Japan. Psychiatr Rehabil J. 2017;40(1):4-11. doi: 10.1037/prj0000232 https://doi.org/10.1037/prj0000232...
). Japão. |
Contexto e amostra |
45 pessoas com diagnóstico de depressão unipolar ou em fase depressiva da doença bipolar, acompanhadas em contexto ambulatório de psiquiatria, e que possuíam computador em casa |
46 pessoas com diagnóstico de doença bipolar, acompanhadas em centros comunitários psiquiátricos |
60 pessoas com diagnóstico de esquizofrenia, acompanhadas em tratamento ambulatório de psiquiatria, onde já realizavam atividades de reabilitação psiquiátrica |
Objetivo(s) do estudo |
Examinar o impacto do treino cognitivo no funcionamento da pessoa com depressão unipolar ou bipolar e ao nível da atenção e controlo executivo. |
Avaliar se a remediação cognitiva melhora a função cognitiva e o funcionamento psicossocial, em comparação com o grupo controlo, da pessoa com doença bipolar. |
Avaliar se a remediação cognitiva é efetiva na promoção tanto do funcionamento cognitivo como do funcionamento social da pessoa com esquizofrenia. |
Momentos e instrumentos de avaliação (escalas) |
Realização avaliação em dois momentos: antes do programa e após a sua conclusão. » Função cognitiva: Cognitive Failures Questionaire (CFQ) » Funções executivas: The Dyexecutive Questionnaire (DEX) » Memória: The Everyday Memory Questionnaire (EMQ) » Funcionamento e bem-estar psicológico: The Schwartz Outcomes Scale-10 » Qualidade de vida: Subjective Quality of Life Questionnaire (SQUALA) » Depressão: Beck Depression inventory-II
|
Realização avaliação em dois momentos: antes do programa e após a sua conclusão. » Primary Outcome (memória verbal): Rey Auditory Verbal Learning Test (RAVLT) » Secondary Outcome (atenção, funções executivas e funcionamento psicossocial): Rapid Visual Information Processing (RVP), Trail Making Test – Parte B (TMT-B) e Functional Assessment Short Test (FAST) » Tertiary Outcomes: Repeatable Battery for the Assessment of Neuropsychological Status (RBANS), Cognitive Failures Questionnaire (CFQ), WHO Quality of life BREF (WHOQOL-Bref), Cohen's Perceived Stress Scale (PSS), European Quality of life, Beck Depression Inventory (BDI) e Work and Social Adjustment Scale (WSAS). |
Realização avaliação em dois momentos: antes do programa e após a sua conclusão. » Funcionamento cognitivo: Brief Assessment of Cognition in Schizophrenia (BACS) » Funcionamento social: Life Assessment Scale for Mentally III (LAS III) |
Intervenção (técnica de EC utilizada e frequência do treino) |
Recorrendo ao software informático CogniFit, capaz de ser ajustado para personalizar o treino a cada pessoa, cada pessoa realizava na sua própria casa exercícios de treino cognitivo (15 pessoas) ou então apenas recebia o standard care (16 pessoas). O programa compreende 3 sessões por semana, sessões de 20 a 30 minutos de duração, durante 8 semanas. |
Sessões de grupo, uma vez por semana, sessões com duração de 2 horas, durante 12 semanas (short-term group-based cognitive remediation). Quatro semanas após o término do programa, realizou-se uma sessão booster. |
Intervenção acontece por meio do programa informático CogPack, realizado duas vezes por semana durante 12 semanas. 29 pessoas realizaram o programa de remediação cognitiva e as outras 31 pessoas realizaram o Treatment As Usual (TAU). |
Enfermeiro como interveniente |
Não define. |
Não define. |
Não define. |
Cuidador como interveniente |
Intervém no preenchimento do questionário DEX com vista a avaliar as funções executivas do participante seu familiar/conhecido. |
Não. |
Não. |
Resultados |
O grupo do treino cognitivo demonstrou significantes melhorias, comparando com o grupo de controlo, ao nível da depressão (menores níveis de depressão), do funcionamento cognitivo, das funções executivas, da atenção e da memória de trabalho. Os cuidadores/familiares notaram melhorias nos seus familiares. |
Primary Outcomes: Não houve melhorias ao nível da memória verbal. Secondary Outcomes: Não houve melhorias ao nível do funcionamento psicossocial nem da atenção sustentada e das funções executivas, comparando com o grupo de controlo. Tertiary Outcomes: Verificaram-se melhorias em longo prazo ao nível da perspicácia mental, do desempenho da fluência verbal e da qualidade de vida – componente psicológica. Épouco provável que um aumento da amostra fosse mudar os resultados apresentados ao nível da memória verbal. |
O grupo que realizou o programa de remediação cognitiva apresentou melhores resultados que o grupo de controlo, nomeadamente ao nível da velocidade de processamento, da atenção, da fluência verbal e das funções executivas, assim como melhorias ao nível das relações interpessoais e das habilidades de trabalho (work skills). |
Limitações reportadas no artigo |
- O grupo de controlo não ter cuidados ativos (sugerem que um próximo estudo inclua também para o grupo de controlo exercícios no computador que não estimulem diretamente para o funcionamento cognitivo); - O humor não foi avaliado de um modo quantitativo e objetivo; - Informação limitada para comparação dos dados recolhidos neste estudo. |
- Amostra pequena; - Inclusão de pessoas em remissão total juntamente com pessoas em remissão parcial da sua doença. |
(não disponível por artigo não estar completamente visível ao público) |