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Estruturando no projeto pedagógico um referencial filosófico e teórico para ensinar a assistência de enfermagem

RESUMO

Objetivos:

analisar as concepções filosóficas, teóricas e metodológicas da Teoria da Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva por professores de uma universidade federal, visando à estruturação de uma proposta de referencial para o ensino da assistência de enfermagem.

Métodos:

Pesquisa Convergente Assistencial, com 17 professores, reunidos em grupos de convergência para instrumentalização e produção acerca do referencial.

Resultados:

focalizaram-se primeiramente questões consideradas preliminares ao aprofundamento teórico e filosófico da teoria; e depois desenvolveu-se um ensaio teórico-metodológico sobre a historicidade e dialética para o ensino na assistência de enfermagem.

Considerações Finais:

ao eleger a Teoria da Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva, sinalizou-se o potencial do referencial de tornar operacionais, no ensino da assistência, os pressupostos da historicidade e dialética, fundando-se novas concepções para o cuidado. Essa decisão representa um desafio paradigmático expondo fragilidades da formação relacionadas à sua origem cartesiana e suas limitações quanto à complexidade filosófica intrínseca.

Descritores:
Assistência de Enfermagem; Ensino; Teoria de Enfermagem; Cuidado de Enfermagem; Saúde Pública

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