Acessibilidade / Reportar erro

Turno de trabalho e danos à saúde dos trabalhadores de enfermagem em um hospital público brasileiro

RESUMO

Objetivo:

comparar os danos relacionados ao trabalho entre os turnos diurno e noturno de trabalhadores de enfermagem de um hospital público.

Método:

estudo transversal, correlacional, realizado com 308 trabalhadores de enfermagem de um hospital público brasileiro. A coleta de dados ocorreu de setembro de 2017 a abril de 2018. Utilizou-se questionários autoaplicáveis que investigaram variáveis sociolaborais e efeitos do trabalho (Escala de Avaliação dos Danos Relacionados ao Trabalho). Análise foi descritiva e analítica, com nível de significância de 5%.

Resultados:

no turno diurno, as variáveis que mais influenciaram a saúde dos trabalhadores foram dores no corpo, cabeça, costas, pernas e alterações no sono. Ao comparar os turnos, identificou-se maior influência do diurno nas variáveis estudadas. O tempo de trabalho correlacionou-se com os danos psicológicos.

Conclusão:

os resultados mostraram maior influência do turno diurno na saúde dos trabalhadores de enfermagem de ambiente hospitalar. O tempo de trabalho influenciou os danos psicológicos.

Descritores:
Jornada de Trabalho em Turnos; Enfermagem; Saúde do Trabalhador; Saúde; Hospitais Públicos.

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br