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Cuidados paliativos na formação de enfermeiros: percepção dos coordenadores de cursos de ensino superior

RESUMO

Objetivos:

analisar a percepção dos coordenadores de curso de graduação em enfermagem sobre a formação do enfermeiro em cuidados paliativos.

Métodos:

estudo descritivo, de abordagem qualitativa e análise de conteúdo temática, realizado com coordenadores dos cursos de enfermagem em Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Norte.

Resultados:

emergiram três categorias temáticas: Formação do enfermeiro em cuidados paliativos; Potencialidades para o ensino dos cuidados paliativos; e Desafios do ensino em cuidados paliativos. Os coordenadores descreveram como potencialidades: transversalidade, abordagem teórica e prática, disciplina optativa, extensões universitárias, interdisciplinaridade e abordagem transdisciplinar, e como desafios: modelo biomédico na formação em saúde e formação docente insuficiente.

Considerações Finais:

o ensino dos cuidados paliativos nas instituições pesquisadas no processo de formação do enfermeiro é abordado de forma incipiente e fragmentado, e quase sempre sem ter um componente curricular específico sobre o tema, estando presente como um de seus conteúdos.

Descritores:
Cuidados Paliativos; Capacitação Profissional; Educação em Enfermagem; Instituições de Ensino Superior; Ensino

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