Resumos
O artigo aborda a construção de um objeto de estudo sobre o ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental. Apóia-se no referencial teóricometodológico marxista redimensionando conceitos como o ensino - enquanto prática de reprodução e resistência - ideologia/contra-ideologia, atores/sujeitos sociais, saúde mental e reforma psiquiátrica.
Ensino; Enfermagem psiquiátrica; Saúde mental; Reforma psiquiátrica
El artículo trata de la construcción de un objeto de estudio sobre la enseñanza de enfermería psiquiátrica y salud mental. Se apoya en el referencial teórico-metodológica marxista redimensionando conceptos çomo la enseñanza por ahora práctica de reproducción y resistencia - ideología/contra-ideología, actores/sujetos sociales, salud mental y reforma psiquiátrica.
Enseñanza; Enfermería psiquiátrica; Salud mental; Reforma psiquiátrica
This article approaches the construction of a study object about the psychiatric nursing teaching and mental health. It is supported on the Marxist theoretical-methodological referential making a re-dimensioning of concepts as teaching - as a reproduction and resistance practice - ideology/counter-ideology, actors/social subjects, mental health and the psychiatric reform.
Teaching; Psychiatric nursing; Mental health; Psychiatric reform
ARTIGOS
Um objeto de estudo sobre ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental
An object study about psychiatric nursing and mental health teaching
Un objeto de estudio sobre enseñanza de enfermería psiquiátrica y salud mental
Luciane Prado KantorskiI; Graciette Borges da SilvaII
IProfessora Adjunta da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal de Pelotas e Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
IIProfessora Associada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
RESUMO
O artigo aborda a construção de um objeto de estudo sobre o ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental. Apóia-se no referencial teóricometodológico marxista redimensionando conceitos como o ensino - enquanto prática de reprodução e resistência - ideologia/contra-ideologia, atores/sujeitos sociais, saúde mental e reforma psiquiátrica.
Palavras chave: Ensino - Enfermagem psiquiátrica - Saúde mental - Reforma psiquiátrica.
ABSTRACT
This article approaches the construction of a study object about the psychiatric nursing teaching and mental health. It is supported on the Marxist theoretical-methodological referential making a re-dimensioning of concepts as teaching - as a reproduction and resistance practice - ideology/counter-ideology, actors/social subjects, mental health and the psychiatric reform.
Keywords: Teaching - Psychiatric nursing -Mental health - Psychiatric reform.
RESUMEN
El artículo trata de la construcción de un objeto de estudio sobre la enseñanza de enfermería psiquiátrica y salud mental. Se apoya en el referencial teórico-metodológica marxista redimensionando conceptos çomo la enseñanza por ahora práctica de reproducción y resistencia - ideología/contra-ideología, actores/sujetos sociales, salud mental y reforma psiquiátrica.
Palabras clave: Enseñanza - Enfermería psiquiátrica - Salud mental - Reforma psiquiátrica.
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1 CHAUÍ (1986) aborda o conformismo e a resistência a partir de um estudo da cultura popular em uma sociedade com traços autoritários, como a brasileira, afirmando que a cultura popular se efetua dentro da cultura dominante, podendo resistir a ela. Remarca que na cultura popular observam-se aspectos de resistência que podem ser difusos - como o humor anônimo, os ditos populares - ou localizados em ações coletivas. A autora não se refere a ações deliberadas de resistência, mas a algumas práticas que, sendo dotadas de certa lógica, se configuram em formas de resistência.
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Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
24 Set 2014 -
Data do Fascículo
Set 1998