Open-access An object study about psychiatric nursing and mental health teaching

reben Revista Brasileira de Enfermagem Rev. Bras. Enferm. 0034-7167 1984-0446 Associação Brasileira de Enfermagem Brasília, DF, Brazil This article approaches the construction of a study object about the psychiatric nursing teaching and mental health. It is supported on the Marxist theoretical-methodological referential making a re-dimensioning of concepts as teaching - as a reproduction and resistance practice - ideology/counter-ideology, actors/social subjects, mental health and the psychiatric reform. ARTIGOS Um objeto de estudo sobre ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental An object study about psychiatric nursing and mental health teaching Un objeto de estudio sobre enseñanza de enfermería psiquiátrica y salud mental Luciane Prado KantorskiI; Graciette Borges da SilvaII IProfessora Adjunta da Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal de Pelotas e Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo IIProfessora Associada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo RESUMO O artigo aborda a construção de um objeto de estudo sobre o ensino de enfermagem psiquiátrica e saúde mental. Apóia-se no referencial teóricometodológico marxista redimensionando conceitos como o ensino - enquanto prática de reprodução e resistência - ideologia/contra-ideologia, atores/sujeitos sociais, saúde mental e reforma psiquiátrica. Palavras chave: Ensino - Enfermagem psiquiátrica - Saúde mental - Reforma psiquiátrica. ABSTRACT This article approaches the construction of a study object about the psychiatric nursing teaching and mental health. It is supported on the Marxist theoretical-methodological referential making a re-dimensioning of concepts as teaching - as a reproduction and resistance practice - ideology/counter-ideology, actors/social subjects, mental health and the psychiatric reform. Keywords: Teaching - Psychiatric nursing -Mental health - Psychiatric reform. RESUMEN El artículo trata de la construcción de un objeto de estudio sobre la enseñanza de enfermería psiquiátrica y salud mental. Se apoya en el referencial teórico-metodológica marxista redimensionando conceptos çomo la enseñanza por ahora práctica de reproducción y resistencia - ideología/contra-ideología, actores/sujetos sociales, salud mental y reforma psiquiátrica. Palabras clave: Enseñanza - Enfermería psiquiátrica - Salud mental - Reforma psiquiátrica. Texto completo disponível apenas em PDF. Full text available only in PDF format. 1 CHAUÍ (1986) aborda o conformismo e a resistência a partir de um estudo da cultura popular em uma sociedade com traços autoritários, como a brasileira, afirmando que a cultura popular se efetua dentro da cultura dominante, podendo resistir a ela. Remarca que na cultura popular observam-se aspectos de resistência que podem ser difusos - como o humor anônimo, os ditos populares - ou localizados em ações coletivas. A autora não se refere a ações deliberadas de resistência, mas a algumas práticas que, sendo dotadas de certa lógica, se configuram em formas de resistência. 1. AMARANTE, P.. Algumas reflexões sobre ética, cidadania e desinstitucionalização na reforma psiquiátrica. Saúde Debate, n. 45, p. 43-46, dez. 1994. Algumas reflexões sobre ética, cidadania e desinstitucionalização na reforma psiquiátrica Saúde Debate 1994 12 43 46 45 AMARANTE P. 2. ARANTES, E. C.. O ensino de relacionamento terapêutico em enfermagem psiquiátrica. R. Bras. Enferm., v. 26, n. 6, p. 439-446, 1973. O ensino de relacionamento terapêutico em enfermagem psiquiátrica R. Bras. Enferm. 1973 439 446 6 26 ARANTES E. C. 3. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM. Relatório final do levantamento de recursos e necessidades de enfermagem no Brasil 1956/1958. Brasília, 1980. Relatório final do levantamento de recursos e necessidades de enfermagem no Brasil 1956/1958 1980 4. BARROS, S.. O Louco, a loucura e a alienação institucional: o ensino de enfermagem psiquiátrica sub judice. São Paulo, 1996. 202p. Tese (Doutorado) - Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo. O Louco, a loucura e a alienação institucional: o ensino de enfermagem psiquiátrica sub judice 1996 202 BARROS S. 5. BRAGA, V. A. B.. 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