RESUMO
Objetivo:
Identificar necessidades de aprendizagem de enfermeiros sobre acolhimento com classificação de risco da demanda espontânea na Atenção Primária à Saúde (APS).
Método:
Estudo qualitativo realizado com 15 enfermeiros da Atenção Primária à Saúde por meio de observação participante, aplicação de instrumento semiestruturado, grupo focal e análise de conteúdo temática.
Resultados:
80% dos enfermeiros nunca utilizaram o protocolo de classificação de risco na Atenção Primária à Saúde. Foram evidenciadas lacunas de conhecimento que envolvem os aspectos clínicos do cuidado; a gestão do protocolo e o papel do enfermeiro; e as contradições históricas, estruturais e culturais do modelo de cuidado. C
onsiderações finais:
O reconhecimento das necessidades de aprendizagem dos enfermeiros atuantes na Atenção Primária à Saúde implica construção ou aprimoramento de saberes para desenvolver junto com a equipe de saúde a classificação de risco da demanda espontânea, o que requer a mudança na formação e a continuidade de sua qualificação no/para o trabalho.
Descritores:
Aprendizagem; Acolhimento; Atenção Primária à Saúde; Humanização da Assistência; Educação em Enfermagem