1 |
Introdução 1 |
Texto narrado (fundo preto): “Você sabia que a cada minuto de parada cardíaca perde-se 7% de chances de sobrevida?”. Em seguida, o texto some e surge um vídeo rápido de um ator (membro da equipe de pesquisa) simulando mal súbito e, após, uma ambulância com sirene e giroflex ligados com dificuldade de locomoção em um trânsito movimentado. |
2 |
Introdução 2 |
Texto narrado (fundo preto): “Em alguns casos, até o socorro chegar...”. Em seguida, o texto some e surge uma cena da equipe de emergência cobrindo um cadáver. |
3 |
Introdução 3 |
Texto narrado (fundo preto): “Você pode mudar esse destino!”. Texto narrado: Vídeo Educativo para Treinamento em Reanimação Cardiopulmonar Somente com Compressões Torácicas em Adultos, conforme diretrizes da American Heart Association. |
4 |
Identificação da emergência |
A cena inicia com dois amigos (Ator 1 e Ator 2) fazendo uma caminhada a céu aberto. Ao atravessar pela faixa de segurança, Ator 1 cai subitamente, momento esse em que há um leigo treinado (Ator 3) em compressões torácicas na parada de ônibus logo ao lado. |
5 |
Segurança da cena |
Ator 3, liderando a cena, se direciona a dois pedestres (figurantes) em tom claro: “preciso que vocês parem o trânsito para eu ajudar”. Em seguida, os pedestres acenam para os carros, solicitando a parada do veículo. (Cena rápida - enquanto o trânsito é interrompido, o Ator 3 vai até a vítima). (Aparece no vídeo, em formato de texto/narração: 1º passo: Garanta a segurança do local para que não ocorra um segundo acidente). |
6 |
Chamar por ajuda 1 |
Imediatamente, Ator 3 se direciona ao Ator 2 e diz: “Ei, você, ligue para o SAMU 192 e peça por ajuda neste endereço e solicite um DEA”. (Em formato de texto/narração: 2º passo: peça por ajuda e já inicie as compressões torácicas). |
7 |
Chamar por ajuda 2 |
A câmera foca na ligação, e ao fundo aparece a vítima (Ator 1) e o Ator 3. Ator 2 liga para o SAMU 192: “Me chamo Lucas, meu amigo teve um desmaio, está inconsciente e não respira, é aqui na UFFS, em frente a parada de ônibus próxima aos laboratórios”. (Enquanto ocorre a ligação, aparece no vídeo o seguinte texto/narração: ao ligar para emergência, mantenha a calma, diga seu nome, o número de envolvidos e o que aconteceu e o local exato com ponto de referência). |
8 |
Responsividade + movimentos respiratórios |
Ao se aproximar do paciente (Ator 1) sobre a faixa de segurança, Ator 3 chama por ele: “Senhor, senhor, consegue me ouvir?”. Ao mesmo tempo, Ator 3 coloca as mãos nos ombros de Ator 1 e realiza leve sacudida. Não obtém resposta. Então, ele passa a verificar se há movimentos respiratórios. Também não os identifica. (Aparece em formato de texto/narração no vídeo: 3º passo: identifique se a vítima tem alguma reação, se respira, sem reação + sem respiração = iniciar a reanimação cardiopulmonar). Neste momento, Ator 3 percebe que Ator 1 se encontra em uma provável parada cardiorrespiratória. |
9 |
Reanimação cardiopulmonar 1 |
O Ator 3 então ajoelhado ao lado da vítima inicia a reanimação cardiopulmonar, demonstrando com pausas em cada cena do vídeo e orientação escrita/narrada: Momento 1: posicionando as mãos (Texto/narração: sobreponha suas mãos e entrelace os dedos e posicione o “calcanhar” da sua mão dominante sobre o centro do tórax da vítima). |
10 |
Reanimação cardiopulmonar 2 |
Momento 2: Ator 3 posiciona-se para iniciar a reanimação cardiopulmonar (Texto/narração: projete seu tronco para cima da vítima, deixando os braços e cotovelos estendidos, sem flexioná-los). |
11 |
Reanimação cardiopulmonar 3 |
Momento 3: Ator 3 inicia as compressões (Texto/narração: usando o seu peso, comprima com força o tórax, pelo menos 5 cm de profundidade, sempre retornando as compressões até o tórax voltar à posição normal). |
12 |
Reanimação cardiopulmonar 4 |
Momento 4: Ator 3 segue com as compressões contínuas (Texto/narração: comprima 100 a 120 vezes por minuto, sem interromper, até o socorro chegar). |
13 |
Reanimação cardiopulmonar 5 |
Momento 5: Troca de socorrista (Ator 3) com Ator 2 após ele já ter pedido ajuda (Texto: ao cansar, reveze com outra pessoa. Trocando rapidamente, sem demorar mais que 10 segundos). |
14 |
Finalização |
A equipe especializada chega ao local e com desfoque torna-se somente visível o título da pesquisa. (Texto/narração: “Vídeo Educativo para Treinamento em Reanimação Cardiopulmonar Somente com Compressões Torácicas em Adultos”). Após o título sair da tela, aparecem os créditos da pesquisa. |