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Competências socioemocionais de professores na educação técnica em enfermagem

RESUMO

Objetivos:

identificar as competências socioemocionais com professores que atuam num curso técnico em Enfermagem.

Método:

estudo qualitativo na modalidade da pesquisa-ação. Critérios de inclusão: ser professor de um curso técnico em Enfermagem. Coleta de dados: dezembro de 2018 a junho de 2019, com a realização de cinco encontros de grupo focal. Dados analisados utilizando-se a técnica de Análise de Conteúdo, segundo Bardin.

Resultados:

foram classificados em duas categorias: 1) Competências socioemocionais do professor em uma perspectiva conceitual e vivencial; 2) Competências socioemocionais do professor em uma perspectiva consciente das experiências vividas.

Considerações Finais:

foram elencadas cinco competências socioemocionais para a prática docente: autocontrole, criatividade, empatia, respeito e saber ouvir. Houve forte conscientização do professorado sobre a temática, com impacto na sua prática docente.

Descritores:
Educação em Enfermagem; Educação Baseada em Competências; Educação; Educação Técnica em Enfermagem; Habilidades Sociais

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