Acessibilidade / Reportar erro

Tratamento Diretamente Observado: perspectivas do planejamento, improviso e transferência da política

RESUMO

Objetivo:

investigar as possibilidades de associação positiva e negativa do improviso e a compreensão do que venha a ser o planejamento por gestores e coordenadores dos programas de controle da tuberculose, num contexto de transferência da política do Tratamento Diretamente Observado.

Método:

estudo qualitativo, desenvolvido por meio de entrevistas semi-estruturadas analisadas à luz da Análise de Discurso de linha francesa.

Resultados:

observou-se uma fragilização do processo construtivo e operacional do planejamento, que fica à mercê da vontade política e da necessidade de apagar incêndio. Esta, por sua vez, juntamente com o achômetro, compôs a metáfora do improviso em sua perspectiva negativa, compreendida pelo automatismo e assistematização de processos. Num outro momento, entretanto, o improviso surgiu como representação da inovação, da criatividade e da mudança contextual.

Considerações finais:

tanto o planejamento quanto a transferência de políticas públicas constituem-se em processos que precisam ser fortalecidos e qualificados no âmbito da saúde pública.

Descritores:
Saúde Pública; Planejamento em Saúde; Política Pública; Gestão em Saúde; Tuberculose

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br