Open-access Desafios gerenciais para boas práticas do Método Canguru na UTI Neonatal

RESUMO

Objetivo:  Compreender as condições que influenciam a adesão e aplicação de boas práticas por enfermeiros no contexto do gerenciamento do cuidado de Enfermagem no Método Canguru na UTI Neonatal.

Método:  estudo de abordagem qualitativa, cujos referenciais teórico e metodológico foram Interacionismo Simbólico e a Teoria Fundamentada nos Dados, respectivamente. Utilizou-se a entrevista em profundidade com 8 enfermeiros da UTI Neonatal de uma maternidade pública na cidade do Rio de Janeiro.

Resultados:  As condições intervenientes na adesão às boas práticas de humanização na UTI Neonatal estão relacionadas principalmente aos recursos humanos, interação entre os profissionais, processos de trabalho e estratégias de liderança; e gerenciamento do cuidado.

Conclusão:  Foram elencados desafios de ordem profissional e institucional que precisam ser atendidos para melhorar adesão e aplicação das boas práticas do Método Canguru.

Descritores:
Enfermagem; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal; Método Canguru; Recém-Nascido Prematuro; Administração de Serviços de Saúde

location_on
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro