Acessibilidade / Reportar erro

Pensamento crítico na formação do enfermeiro: a avaliação na área de competência Educação na Saúde

RESUMO

Objetivo:

Analisar a constituição do pensamento crítico na formação do enfermeiro ancorada na abordagem por competência e no currículo integrado, considerando o processo de avaliação, captando seus desafios e propondo estratégias de superação.

Métodos:

Qualitativo. Na primeira fase da coleta de dados, entrevista com 24 professores, 9 preceptores e 15 estudantes para reconstrução do perfil de competência; e, na segunda fase, oficina de trabalho para validação do perfil, identificação de desafios e propostas. Utilizou-se o Discurso do Sujeito Coletivo na análise das entrevistas e o referencial de competência holística na reconstrução do perfil.

Resultados:

Constróise o pensamento crítico com base nas experiências no mundo do trabalho, sendo a avaliação o eixo condutor das reflexões para a emancipação.

Considerações finais:

Sinaliza-se a importância da formação dos professores sobre a avaliação da aprendizagem e trabalho com a construção coletiva dos sujeitos para a superação dos desafios nas mudanças da formação.

Descritores:
Pensamento; Avaliação de Desempenho Profissional; Enfermeiros; Competência Profissional; Educação Baseada em Competências

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br