Acessibilidade / Reportar erro

O cuidado na Atenção Primária à Saúde: a vivência de enfermeiras

RESUMO

Objetivo:

compreender o significado atribuído aos cuidados de enfermagem na Atenção Básica de Saúde por enfermeiras chilenas.

Método:

pesquisa qualitativa baseada na fenomenologia social de Alfred Schutz. Os dados foram coletados entre janeiro e abril de 2013, por meio de entrevistas com 13 enfermeiras de unidades de Atenção Básica em uma cidade do Chile.

Resultados:

as enfermeiras percebem o cuidado prestado como uma experiência gratificante, considerando-o um encontro de subjetividades. No entanto, elas se sentem sobrecarregadas pelas múltiplas funções que realizam e pelas pressões hierárquicas para cumprir metas. Elas se esforçam para implementar cuidados inovadores que possam superar o cuidado tradicional e aumentar a eficiência da gestão nos vários níveis de atenção à saúde.

Conclusão:

é importante discutir estes resultados no contexto da assistência e especialmente na formação, com o objetivo de melhorar a preparação de enfermeiros trabalhando nesse nível de atenção.

Descritores:
Atenção Básica na Saúde; Cuidado de Enfermagem; Pesquisa Qualitativa; Enfermagem Prática; Enfermeiras de Saúde da Família

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br