Acessibilidade / Reportar erro

O enfermeiro no desenvolvimento da comunidade: atuação como educador

Resumos

O presente estudo versa sobre a importância da atuação do Enfermeiro como educador, afim de contribuir, de modo significativo, no âmbito da prevenção de doenças ou mesmo de complicações que destas possam surgir. Todas as ações de Enfermagem realizadas na comunidade foram baseadas no Processo de Enfermagem desenvolvido por HORTA . Deste modo, os pesquisadores enfatizaram a necessidade de se prestar ao indivíduo, família e comunidade uma assistência planejada, com bases científicas, a fim de melhorar a qualidade da assistência e afirmar a Enfermagem como ciência.


This study explores the importance of the Nurse's perfomance as teacher aiming to contribute significantly to the prevention of dieases or even of the complications arising from the latter. The Nursing actions accomplished in the comunity were based upon HORTA's Nursing Process. The authors higligt the need to develop a scientific care for the person, family and comunity to improve the quality of care and to stress Nursing as a science


ARTIGO CIENTÍFICO

O enfermeiro no desenvolvimento da comunidade - atuação como educador

Cristina Liberatori VelasquesI; Maria Estela Lopes DinizI; Maria Clara de Albuquerque BragaI; Teresa Cristina das NevesII

IAlunas do 49 período do Curso de Graduação em Enfermagem e Obstetrícia da Universidade do Rio de Janeiro -UNIRio

IIEnfermeira - Franquia Provisória nº 2.649-RJ

RESUMO

O presente estudo versa sobre a importância da atuação do Enfermeiro como educador, afim de contribuir, de modo significativo, no âmbito da prevenção de doenças ou mesmo de complicações que destas possam surgir. Todas as ações de Enfermagem realizadas na comunidade foram baseadas no Processo de Enfermagem desenvolvido por HORTA . Deste modo, os pesquisadores enfatizaram a necessidade de se prestar ao indivíduo, família e comunidade uma assistência planejada, com bases científicas, a fim de melhorar a qualidade da assistência e afirmar a Enfermagem como ciência.

ABSTRACT

This study explores the importance of the Nurse's perfomance as teacher aiming to contribute significantly to the prevention of dieases or even of the complications arising from the latter. The Nursing actions accomplished in the comunity were based upon HORTA's Nursing Process. The authors higligt the need to develop a scientific care for the person, family and comunity to improve the quality of care and to stress Nursing as a science.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • 1.BASTOS, N. B. Educação sanitária: fundamentos objetivos e métodos. Rio de Janeiro, Fundação Especial de Saúde Pública, 1963.
  • 2. FAGUNDES, N. C., O processo de enfermagem em saúde comunitária a partir de Myra Levine. Rev. Bras. Enf., Brasília, 36(3/4):265-73, jul./dez. 1983.
  • 3. HORTA, W. A. Processo de enfermagem. São Paulo, EPU, Ed. da Universidade de São Paulo, 1979.
  • 4.MARCONDES, R. S. Educação em saúde pública: conceituação, objetivos e princípios. São Paulo, Faculdade de Saúde Pública da USP, 1974.
  • 5.RICE, M. Educación en salud, cambio de comportamiento, tecnologias de comunicatión y materiales educativos. Bol. Of. Sanit. Panam., Washington 98(1):65-79, ene. 1986.
  • 6. RODRIGUES, M. L. Aspectos teóricos de trabalho de desenvolvimento de comunidade e da participação da enfermeira no mesmo. Rev. Bras. Enf., Rio de Janeiro, 26(1/2):43-66, jan./fev. 1973.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Set 1986
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br