Acessibilidade / Reportar erro

Tendência das internações por condições sensíveis à atenção primária à saúde no Distrito Federal

RESUMO

Objetivos:

analisar a tendência das Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária por sexo no Distrito Federal, no período de 2009 a 2019.

Métodos:

estudo ecológico de tendência com dados de ICSAP disponíveis no Sistema de Internações Hospitalares do Sistema Único de Saúde. Utilizou-se o método de Prais-Winsten para o cálculo da variação percentual anual das taxas. A variável dependente foi o logaritmo das taxas; e a variável independente, os anos da série temporal.

Resultados:

o Distrito Federal registrou 2.103.951 internações gerais, sendo 16,4% Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária. O sexo masculino obteve a maior taxa de internação em todo o período, e houve tendência estacionária tanto para o sexo masculino quanto para o sexo feminino.

Conclusões:

as tendências temporais das Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária mostraram-se estacionárias, porém ressalta-se a necessidade de estudos de correlação com a cobertura da Atenção Primária à Saúde.

Descritores:
Atenção Primária à Saúde; Condições Sensíveis à Atenção Primária; Hospitalização; Indicador de Saúde; Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br