Acessibilidade / Reportar erro

O impacto do diagnóstico da tuberculose mediante suas representações sociais

RESUMO

Objetivo:

Identificar o modo de agir das pessoas ante o diagnóstico da tuberculose, a partir de suas representações sociais sobre a doença.

Método:

Pesquisa qualitativa e descritiva embasada na Teoria das Representações Sociais, em que participaram 23 pacientes de um Centro de Saúde Escola em Belém (PA). Utilizou-se o software ALCESTE, gerando uma classe referente ao impacto do diagnóstico na vida das pessoas.

Resultados:

A dimensão do novo, decorrente do diagnóstico da tuberculose, se articula à imagem de sujeira, de doença transmissível/mortal e que exclui (processo de objetivação), causando tristeza, desespero e revolta (dimensão dos afetos), repercutindo nas ações (dimensão da ação) dos pacientes.

Considerações finais:

Os pacientes têm um conhecimento global sobre a tuberculose, articulando saberes do cotidiano aos do universo reificado, apontando a multidimensionalidade do fenômeno. Conclui-se sobre a necessidade de se investir na desconstrução de crenças arcaicas sobre a tuberculose que mata para a tuberculose que tem cura.

Descritores:
Tuberculose; Psicologia Social; Diagnóstico; Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde; Impacto Psicossocial

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br